logo

Saúde bucal é abordada em ambulatório de obesidade

08/06/2022 15:57:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

A coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, detalha importância da saúde bucal

A Coordenadoria Especial de Odontologia e a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) da Gerência de Vigilância em Saúde promoveram nesta quarta-feira (8), na sede do programa, encontro do grupo da linha de cuidados do sobrepeso e obesidade. Foram realizadas abordagens sobre a importância da saúde bucal no controle da obesidade e a relação propaganda e consumo alimentar.

"É a minha primeira vez no grupo da linha de cuidados do sobrepeso e obesidade. Meu processo pessoal começou há três anos e, no decorrer deste tempo, percebi que precisava de acompanhamento profissional e aqui estou encontrando. Meu objetivo é perder peso, melhorar a qualidade de vida e a saúde – comentou a recém chegada no grupo, A.C., de 48 anos.

A coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, destacou a importância dos participantes do grupo da linha de cuidados do sobrepeso e obesidade dominaram as técnicas de escovação e higiene bucal para evitar doenças orais infecciosas, como cárie dentária e doença periodontal. “Nosso objetivo é dar total apoio ao grupo que luta contra o sobrepeso e a obesidade nas questões referentes à saúde bucal”, ressaltou.

Carla Bittencourt assinalou que a Coordenadoria Especial de Odontologia disponibiliza dois profissionais que atendem todas as terças-feiras na parte da manhã na sala 30 do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. “O objetivo é promover saúde bucal principalmente para aqueles que irão fazer a cirurgia bariátrica”, acrescentou.

Grupo apoia programação

A integrante do grupo da linha de cuidados do sobrepeso e obesidade A.K., de 38 anos, afirmou que aprendeu na palestra a relação da saúde bucal com o estado nutricional. “Quero emagrecer sem fazer cirurgia e as palestras são importantes por abordarem diversos assuntos relacionados à perda de peso”, enalteceu.

A programação faz parte do ambulatório especializado em obesidade da Secretaria Municipal de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Segundo a nutricionista que atende o programa, Rosane Nunes, o grupo é formado por indivíduos que possuem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 e periodicamente são promovidas palestras relacionadas a emagrecimento. “Faz parte do programa ter encontro com profissionais que contribuem para o aprendizado e o estímulo a atividades físicas”, observou.

O psicólogo do programa, Cidnei Petrucci, detalhou que o ambulatório especializado em obesidade trabalha preconceitos e dificuldades que os indivíduos têm. “A experiência em grupo é importante por compartilhar as situações. Nos encontramos e abordamos que nem todo obeso tem compulsão alimentar, detalhamos todos os fatores que levaram à obesidade”, citou.

As palestras foram ministradas pelos especialistas Alberto Teixeira e Diana Souza. “Temos que nos policiar e mudar o hábito de mastigar. A mastigação é o início de um processo digestivo que devemos ter método para fazer”, orientou Alberto.

A Catan funciona à Rua Dr. Télio Barreto, 316, Centro, 4º andar, sala 403, na Casa da Criança e do Adolescente.


Fotos Relacionadas