Foto: Ana Chaffin
Exame ajuda a detectar possíveis alterações na audição do bebê
Há dez anos, Macaé conta com o Programa de Triagem Auditiva Neonatal, o teste da orelhinha, e para celebrar a data foi realizado, nessa sexta-feira (16), uma campanha de realização do exame, no Centro de Reabilitação. Durante todo dia foram realizados cerca de 100 exames em bebês de zero a três meses. O objetivo da ação foi conscientizar as mães da importância da avaliação.
O exame é indolor e pode ser realizado enquanto o bebê dorme. Um aparelho auditivo parecido com um fone de ouvido é colocado na orelhinha da criança enquanto o profissional faz as observações que permitem identificar se há alguma alteração na audição do bebê.
A fonoaudióloga Thaís Monteiro explica que quanto antes detectar algum tipo de alteração, é mais fácil tomar medidas necessárias para melhorar o caso, já que a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento infantil. “É fundamental realizar o exame na criança, principalmente até os seis primeiros meses, quando a linguagem e a fala começam a ser desenvolvida.” afirmou.
Mensalmente, são realizados cerca de 200 exames pela rede municipal de sáude. Quando detectada alguma não conformidade na primeira triagem auditiva neonatal, o bebê passa novamente pelo exame. Caso a alteração seja confirmada, a criança passa por uma avaliação audiológica completa e consulta com otorrinolaringologista.
A Roseli Ferreira, mãe do Arthur Campos, que fez o teste da orelhinha no seu bebê de 22 dias, disse que se sente mais tranqüila em saber que está tudo bem com a audição do seu filho. “Prezo pelo desenvolvimento do meu filho, a saúde dele está em primeiro lugar” frisou.
Nos casos em que são detectadas surdez ou perda auditiva, os pacientes são encaminhados para acompanhamento adequado, seja para alguma instituição, como a Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) ou para os centros de saúde para recebimento de próteses auditivas ou implante coclear.
Durante o evento, também foram realizados testes da linguinha e orientação sobre aleitamento materno.
O centro de Reabilitação fica na Avenida Amaral Peixoto, 275, Miramar – próximo à igreja Testemunhas de Jeová.