logo

Saúde capacita profissionais para ampliar serviço de profilaxia

12/08/2022 09:38:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

Mulher em pé com mascara em frente a uma mesa com pano azul e na parede há uma projeção sobre PEP

Médicos, enfermeiros e farmacêuticos participaram, nesta quinta-feira (11), de treinamento para ampliar a oferta do serviço da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) no município. A ação é uma iniciativa da coordenação do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, e reuniu, no Hospital São João Batista, cerca de 70 profissionais da rede pública e privada de Macaé e de Conceição de Macabu.

A PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

De acordo com a palestrante Silvia Thees - infectologista e diretora técnica do Programa DST/Aids do município - Macaé conta com atendimento direcionado para esse público no Hospital Público Municipal (HPM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra.

“A proposta da prefeitura é ampliar a oferta da profilaxia para outras unidades de saúde e, com isso, desafogar os locais que prestam esse atendimento atualmente. Para isso, é necessário treinar os profissionais que vão atuar na área, incluindo a categoria de enfermagem, que, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, é permitido ao profissional - como integrante da equipe de saúde - a prescrição de medicamentos para profilaxia ”, pontuou Silvia Thees.

Durante a capacitação foi apresentado o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia de risco à infecção pelo HIV, IST e Hepatites virais. Também foi abordado o tipo de material biológico e de risco para transmissão do HIV; o tempo transcorrido entre a exposição e o atendimento; entre outros.

O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou pelo telefone 2796-1704 ou 2796-1234.

PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)

A PEP consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período, com a realização dos exames necessários.


Fotos Relacionadas