logo

Saúde capacita profissionais sobre doenças respiratórias

07/05/2024 16:34:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Jefferson Rezende

O curso foi promovido nesta terça-feira pela Vigilância Epidemiológica

Profissionais da área da saúde participaram na manhã desta terça-feira (7), do curso de "Prevenção e Manejo de Infecções Respiratórias: Atualização Prática". A capacitação promovida pela Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Vigilância Epidemiológica, faz parte de uma série de ações de educação em saúde.

Na ocasião foram repassadas informações sobre doenças respiratórias como Influenza, Covid e Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A médica infectologista, Fernanda Rodrigues de Oliveira Freitas, fez uma abordagem sobre diagnóstico e tratamento. “Já no outono essas doenças começam a ressurgir, e nesta capacitação estamos pontuando a importância do diagnóstico para um tratamento mais preciso e resolutivo”, disse.

A orientação da infectologista para reduzir os casos de doenças respiratórias é evitar ambientes sem ventilação, manter a lavagem das mãos e em caso de sintomas de resfriados ou gripe fazer o uso de máscara. “O vírus sincicial respiratório (VSR) é altamente contagioso e afeta principalmente bebês e crianças pequenas. Neste momento é importante evitar locais com aglomeração e o contato com pessoas doentes”, frisou.

A gerente da Vigilância em Saúde, Elenice Sales, e a coordenadora do Programa de Infectologia, Liciane Furtado, reforçaram a importância da vacinação contra a gripe e a Covid. “O Ministério da Saúde liberou a vacina da gripe para toda população a partir dos seis meses de idade”, falou.

Elenice frisou que a vacina da gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia Saúde da Família. “Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do Sus e caderneta de vacinação”.

Os participantes também receberam informações sobre exames laboratoriais para o diagnóstico, testes rápidos, fluxo de atendimento e protocolos, além da situação epidemiológica ao longo dos últimos anos.


Fotos Relacionadas