Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), a secretaria Especial de Saúde (Semusa) promoverá algumas ações, nesta sexta-feira (7), nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da Barra/Brasília e da Praia Campista.
O objetivo é promover ações de educação em saúde, através de palestras, distribuição de folhetos explicativos aferição de pressão arterial, entre outros. A equipe da Barra/Brasília atenderá a população feminina a partir das 9h, na praça dos Pescadores. As mulheres participarão também de sorteios de brindes. Já na unidade da Praia Campista as comemorações terão inicio às 14h.
A Semusa vem implementando vários projetos, visando a melhoria da atenção à saúde da mulher, através da promoção de ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação.
A assistência oferecida à mulher engloba atendimento de clínica ginecológica, pré-natal, parto e puerpério, no climatério, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST), câncer de colo de útero e de mama. O atendimento é realizado nos postos de saúde e unidades do PSF, quando necessário a paciente é referenciada ao especialista.
Dia Internacional da Mulher — A comemoração tem mesmo um fundamento particularmente histórico. Desde a Revolução Francesa, em 1789, as mulheres passaram a participar da sociedade de forma mais significativa, reivindicando a melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos.
Em 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando o prédio, reivindicando a redução da carga horária de mais de 16h para 10h por dia. Essas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram trancadas na fábrica, onde se iniciara um incêndio, morrendo cerca de 130 delas.
Em 1910, Clara Zetkin propõe, durante uma conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, homenagear as mulheres mortas no incêndio da fábrica, comemorando em 8 de março o “Dia Internacional da Mulher”. Desde então, o movimento a favor da emancipação feminina e de direitos iguais perante a sociedade tem progredido em todo o mundo.