logo

Saúde conta com oficina de dança para a melhoria da qualidade de vida dos usuários

24/10/2007 16:01:26 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Propor a integração através da dança visando o desenvolvimento da auto-estima e a melhoria da qualidade de vida. Esta é uma das atividades da secretaria Especial de Saúde de Macaé, por meio do Programa Saúde da Família, que vem inovando em suas ações de prevenção e promoção da saúde. Sete equipes do programa já utilizam a Dança Sênior em suas atividades, vem contagiando pessoas de todas as idades.

A assistente social, Viviane de Lima Barbosa explica que a Dança Sênior é uma atividade socializante, que desenvolve a vida em comunhão com outros. “Com movimentos suaves, ao som da música, as pessoas são estimuladas a movimentar-se espontaneamente, inclusive aqueles sem nenhuma experiência com dança”, disse.

Ela fala ainda que a possibilidade do contato até corporal, e de abertura para a comunicação social superam a inibição inicial típica do idoso. A atividade possibilita melhoras na respiração, na flexibilidade muscular e articular, na coordenação e o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas e prevenindo atrofias.

O projeto já mostra resultados positivos, como é o caso da aposentada Jurema Teixeira de Souza, 70 anos. Ela revela que devido a uma queda ficou vários meses sem sair de casa, quase não andava. “Depois que comecei a participar das caminhadas e da Dança Sênior, com a equipe do PSF a minha vida mudou, as dores foram embora, me sinto mais feliz”, diz, acrescentando que ganhou mais uma família.

A assistente social lembra que o projeto é desenvolvido por toda a equipe do programa.
Os integrantes da Dança Sênior de Macaé já representaram o município no ano passado no Encontro Regional, realizado em Campos. A coordenação do programa já está preparando a programação do 3º Encontro de Dança Sênior do PSF Macaé.

Os principais objetivos da Dança Sênior são: estimular os movimentos de motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando maior coordenação motora; favorecer a respiração e a circulação sanguínea, possibilitando uma melhor oxigenação e irrigação das células, prevenindo problemas cardiovasculares; desenvolver a capacidade cognitiva, através da memorização dos passos.

PSF - O Programa Saúde da Família foi implantado no município em 1998. Atualmente, a cidade conta com 28 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. Com aproximadamente 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, o programa tem uma cobertura de 57% da população que corresponde a 80.973 habitantes, um total de 23.279 famílias.