A Secretaria de Saúde de Macaé fará uma grande mobilização em vários pontos da cidade, a partir das 9h do próximo sábado, dia 19, instituído como o Dia “D” de combate à dengue. Os trabalhos irão se concentrar no bairro do Visconde de Araújo, onde estará acontecendo o Projeto Bairro Cidadão. Serão realizadas, ações educativas, esquetes teatrais, entre outras, voltadas para a prevenção à dengue.
Nesta quinta e sexta-feira uma equipe de agentes de endemias da Divisão de Zoonoses da Coordenação de Saúde Coletiva estará orientando e tirando dúvidas da população sobre a dengue. Os agentes estarão das 9h às 16h nas praças Veríssimo de Melo e Washington Luis, além do terminal rodoviário e aeroporto.
Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo, o Dia “D” é um momento de sensibilização da população, pois a melhor maneira de evitar a dengue e uma conseqüente epidemia é a prevenção. “É muito importante a participação de todas as famílias na eliminação de focos do mosquito da dengue e potenciais criadouros no seu ambiente doméstico”, disse.
Ele ressalta que dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti) estão nos domicílios ou ao redor deles. E equipe do Divisão de Educação em Saúde intensificou os trabalhos de conscientização desde o dia 07, com palestras nas escolas.
A dona de casa Elza Carvalho, que recebeu nota 10 dos agentes durante visita domiciliar, disse que não descuida um instante. “Estou sempre de olho nos pratinhos das plantas, caixa d’ água e calhas, e com estes cuidados mantenho a dengue longe da minha família. É importante que as pessoas se conscientizem de que a dengue pode matar”, alertou.
Segundo dados da Semusa em 2004, foram notificados 24 casos sendo sete confirmados, já em 2005 foram feitas 15 notificações com quatro casos confirmados. O secretário de Saúde acrescenta que apesar da queda nos índices de infestação é preciso que a população fique atenta.
Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que se reproduz em água limpa e parada.Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.
Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas-d`água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.