Foto: Kaná Manhães
Projeto acontece na Praça Washington Luiz, das 9h às 13h, com diversos serviços gratuitos
A Coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde de Macaé retomou sua agenda de ações itinerantes. Na próxima quinta-feira (24), acontece na Praça Washington Luiz, o projeto “ESF na Praça”, das 9h às 13h. Serão oferecidos diversos serviços, além de orientações que visam a promoção da saúde.
De acordo com o coordenador do ESF, Welbert Rezende o projeto “ESF na praça” tem como missão levar informação a população sobre o funcionamento da estratégia de saúde da família nas comunidades. Além disso, o projeto oferece serviços que contam com o apoio de outras coordenações de saúde e secretarias municipais. Nesta quinta, o projeto contará com a parceria da equipe do Programa DST/Aids.
- Este tipo de ação faz com que através da informação a população tome conhecimento dos serviços oferecidos na rede de saúde. Em muitos casos o paciente procura uma unidade de emergência longe de casa, sendo que seu problema pode ser resolvido na unidade do seu bairro -, ressalta.
Ele lembra ainda que o princípio principal da ESF é organizar a Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, equidade, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.
Dentro deste principio de participação popular a diretora de eventos ESF, Verônica Martins acrescenta que o projeto “ESF na praça”, será realizado uma vez por mês em comunidades diferentes do município.
- Outro projeto que iremos retomar ainda neste semestre é o “ESF Itinerante”, que atenderá as localidades onde a Estratégia de Saúde da Família não atua”, disse lembrando que em algumas datas pontuais serão realizadas ações que visam a promoção da saúde, comentou.
Serviços –O “ESF na praça” contará com serviços de aferição de pressão arterial, avaliação corporal, atividade física, orientação de saúde bucal, orientação sobre DST/Aids e distribuição de camisinha.
A equipe de serviço social mostrará os trabalhos realizados nas comunidades, que visam a intersetorialidade da rede através de diversas ações. Os agentes comunitários de saúde também estarão presentes.
Na oportunidade o coordenador do ESF, apresentará a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Segundo Welbert, o Nasf foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar a abrangência das ações da atenção básica, melhorar a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde.
Os núcleos são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas e atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes. Fazem parte do Nasf os profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.
Atualmente Macaé conta com 25 equipes de Estratégia de Saúde da Família e quatro da Estratégia de agente comunitário de Saúde.