logo

Saúde de Macaé no Dia Mundial de Lavar as Mãos

14/10/2010 15:48:58 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Lavar as mãos previne muitas doenças

No Brasil, o Dia Mundial de Lavar as Mãos está sendo comemorado pela primeira vez este ano. Mas o Hospital Público Municipal (HPM) há alguns anos já vem promovendo cursos e palestras em educação continuada para funcionários e usuários sobre prevenção contra as infecções hospitalares.

E lavar as mãos é tema fundamental para o Núcleo de Vigilância Sanitária e o Centro de Estudos da Coordenação de Educação Continuada, ambos do HPM. “Tanto na Semana do Serviço Social, como nas capacitações multiprofissionais no Hospital, a questão da higienização das mãos é assunto recorrente e específico”, ressalta a clínica geral Alzimara Carvalho.

O infectologista André Faria, lembra de capacitações promovidas pela coordenação de Saúde Continuada do HPM, para o corpo funcional, como técnicos e enfermeiros da UTI neonatal e pediátrica, além de terapeutas ocupacionais, nutricionistas, médicos e psicólogos:

- Faz parte da rotina de trabalho a capacitação para novos e antigos profissionais. É tema fundamental à prevenção de um dos grandes males dos serviços de saúde que é a infecção hospitalar.

Mas a clínica geral Alzimara Carvalho também informa que faz parte da rotina do Hospital a abordagem, a partir de palestras e apresentações aos visitantes e aos acompanhantes dos pacientes, sobre o tema, no intuito de minimizar o risco potencial de infecções.

O infectologista André Faria ainda esclarece: “Micróbios, vírus e bactérias estão em todos os lugares. E o jeito mais simples de evitá-los é lavando as mãos com água e sabão. É uma ação simples que evita doenças e salva vidas. Assim, reduzimos a contaminação e a chance de nos infectarmos com doenças como poliomielite, hepatite e pneumonia”, explica o especialista.

Mãos: toda vez que você lava, ganha saúde

Lavar as mãos previne muitas doenças. Muitas pessoas não sabem, mas existe um jeito simples e barato para prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarreias: lavar as mãos com água e sabão. Ao esfregar os dedos e as palmas com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia.

Existem, no mínimo, cinco momentos durante o dia em que lavar as mãos é muito importante: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e durante o banho. Devemos também lavar as mãos após mexer no lixo, ao trocar as fraldas de um bebê, antes de manusear lentes de contato e em qualquer momento em que nossas mãos estiverem sujas.

Dia Mundial de Lavar as Mãos

Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos, é comemorado no dia 15 de outubro. É um evento que acontece em diversos países e tem por objetivo ressaltar a importância do ato de lavar as mãos. Em 2009, mais de 85 países, principalmente na Ásia e na África, promoveram eventos em escolas.

Em 2008, um evento em Bangladesh, na Ásia, entrou para o livro dos recordes: 75 mil escolas e 15 milhões de pessoas foram visitadas e aprenderam os benefícios de esfregar dedos, palmas e unhas com água e sabão. Foi o recorde do maior número de pessoas lavando as mãos ao mesmo tempo.

Como lavar as mãos?

O ato de lavar as mãos deve privilegiar toda a superfície das mãos, incluindo o dorso, a palma e os dedos. Deve durar, no mínimo, 30 segundos. De acordo com o infectologista do HPM André Faria, para lavar as mãos deve-se “tirar anéis, relógios e pulseiras e lavar toda a mão”. Ele também orienta que, se possível, as pessoas, depois de lavar as mãos, procurem fechar a torneira com uma toalha de papel, por exemplo.

Já para ensinar as crianças, a dica é não passar para elas o medo de doenças. Use sempre exemplos positivos, como o valor da higiene ou o perfume bom do sabonete ou até mesmo sabonetes coloridos. Você pode também inventar algum jogo, como fez a FIFA em seu site: “Proteja seu gol com uma defesa forte; proteja-se das infecções lavando as mãos antes de comer, cozinhar e usar o banheiro” – diz a página da entidade máxima do futebol. Entretanto, não são só as crianças que merecem atenção. Adultos também precisam reforçar seus hábitos de higiene para prevenir doenças.

Quando devemos lavar as mãos

Antes de:
Preparar a comida ou comer;
Manusear lentes de contato;
Tratar um ferimento ou ajudar alguém doente;
Pegar bebês no colo;
Cuidar de bebês.

Depois de:
Ir ao banheiro;
Ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro;
Assoar o nariz, espirrar ou tossir;
Manipular alimentos, especialmente crus e carnes;
Manipular lixo;
Ajudar a alguém doente;
Trocar fraldas;
Tocar em animais ou limpar seus excrementos;
Praticar esportes;
Utilizar o transporte público;
Sair de um local com muitas pessoas: hospitais, escolas, teatros, cinema.