Um novo protocolo de atendimento a pacientes com sintomas de síndrome gripal foi definido nesta quarta-feira (19) pelo governo e estabelece critérios para consultas médicas e prioridade na testagem para a Covid-19.
As medidas seguem orientações da Secretaria Estadual de Saúde e diretrizes do Ministério da Saúde, diante da redução dos insumos para os testes de antígeno que identificam pacientes positivos para o Coronavírus, além da redução do quadro de profissionais da linha de frente afastados devido a infecção.
O novo protocolo será aplicado em todas as unidades de referência para os casos de síndrome gripal, cuja rede de atendimento foi ampliada: UPAS Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba, Pronto Socorro do Parque Aeroporto, Hospital Público Municipal da Serra e o Posto de Saúde do Sana.
“A nossa prioridade é garantir total assistência aos pacientes que apresentam condições que possam evoluir para casos graves, tanto de Covid-19 quando de Gripe Influenza. Estamos enfrentando a redução de testes a disposição e também um percentual elevado de profissionais da Saúde afastados. É preciso que a população nos ajude a enfrentar essa atual fase, garantindo a vacinação, seguindo os protocolos sanitários e principalmente evitando aglomerações”, destaca a Secretária de Saúde, Liciane Furtado.
Atendimento médico
O novo protocolo define que os pacientes sintomáticos que apresentam febre, tosse, dor de garganta, indisposição e perda de olfato e paladar passarão por triagem para receber atendimento médico que definirá a prescrição de remédios e determinará isolamento.
Testagem
O protocolo define o grupo prioritário de pacientes sintomáticos que passarão por triagem, consulta médica e deverão ser testados para a Covid-19 (teste antígeno) em função dos riscos de agravamento e internação.
Fazem parte do grupo prioritário:
- Gestantes;
- Puérperas até 2 semanas após o parto;
- Adultos maiores de 60 anos;
- Crianças menores de 5 anos;
- Indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico (risco de Síndrome de Reye);
- Indivíduos com pneumopatias, cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos (incluindo diabetes melitus);
- Indivíduos com transtornos neurológicos e do desenvolvimento;
- Imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias. HIV/AIDS ou outros. Obesidade (IMC > ou igual 40 em adultos);
- Profissionais da Saúde que estão na linha de frente da Covid-19.
Pacientes Assintomáticos
Os pacientes assintomáticos que tiveram contato com pacientes positivos: observar surgimento de sintomas entre 5 e 7 dias. Procurar atendimento médico nas unidades de referência em caso de sintomas.
Busca Ativa:
A estratégia do Posto Itinerante de Testagem será realizada com objetivo de mapear o cenário da pandemia da Covid-19, com número restrito de testagem e apenas para pessoas assintomáticas (sem sintomas característicos de síndrome gripal).
Essa é a uma ação epidemiológica que dará base a medidas de enfrentamento ao índice de contágio da Covid-19, com possíveis novas restrições.
Informe Saúde Macaé
Um novo protocolo de atendimento a casos de síndrome gripal - Covid-19 x Gripe Influenza - foi definido pela Secretaria municipal de Saúde, com base em orientações da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.
Diante da redução da oferta de insumos para testes de antígeno, o atendimento nas unidades de referência passa a seguir o seguinte fluxo:
- Pacientes sintomáticos (a partir do 3º dia de sintomas): triagem e atendimento médico;
- Pacientes sintomáticos prioritários= triagem, atendimento médico e testagem;
- Pacientes assintomáticos e que tiveram contato com pacientes positivos: observar surgimento de sintomas entre 5 e 7 dias. Procurar atendimento médico nas unidades de referência em caso de sintomas.
Obs: Pacientes sintomáticos que não fazem parte do grupo prioritário poderão ser testados de acordo com prescrição do médico em atendimento na unidade.