A secretaria de Saúde de Macaé, através da Coordenação do Programa DST/Aids, iniciou nesta terça-feira (13) a distribuição dos 79.200 preservativos, 19 mil a mais que em 2006, e material educativo que estarão disponíveis durante o período de Carnaval em todas as unidades de saúde e nos postos de atendimento médico montados, especialmente, nos locais de desfiles e shows.
Segundo a coordenadora do programa, Vera Andrade, a novidade este ano foi o envio pelo Ministério da Saúde de cinco mil tatuagens com a inscrição “Uso camisinha”. “É importante que todos se conscientizem e usem camisinha, pois este é o único meio de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids”, alerta.
Ela acrescenta que após os festejos do Carnaval aumenta a procura no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço realiza uma média de 130 exames por mês, e depois do Carnaval há um aumento de aproximadamente 60%. “Por conta deste aumento na procura pela testagem o slogan adotado pelo Ministério da Saúde - Com camisinha, a alegria continua durante e depois do Carnaval - reforça a idéia de que o folião pode ficar despreocupado depois da festa se usar o preservativo em uma eventual relação sexual,”, destaca.
Durante todo verão, aos sábados e domingos, de 9h às 17h, uma equipe do programa fica de plantão na orla da praia dos Cavaleiros, em frente ao Shopping da Praia, com um stand distribuindo preservativos e material educativo. “Esta é uma forma de facilitar o acesso da população tanto à informação como aos preservativos”, diz.
Dados – De acordo com dados do programa foram registrados no ano passado 118 novos casos, sendo 58 mulheres e 60 homens. Atualmente existem 426 pessoas em tratamento.
Vera acrescenta que a secretaria de Saúde faz um trabalho permanente de prevenção, com palestras, participação em eventos, além de trabalhos com o CTA itinerante nos bairros e distritos, que visa facilitar o acesso da população a testagem anti-HIV.