A Secretaria de Saúde de Macaé reforça as mudanças no Calendário Vacinal contra o HPV e a Poliomielite. As atualizações realizadas pelo Ministério da Saúde foram divulgadas através de nota e informes técnicos e buscam facilitar o acesso e tornar mais eficiente a cobertura vacinal da população.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Samyra Mayer, explica que a decisão do Ministério da Saúde levou em consideração critérios epidemiológicos, além de evidências científicas e indicações internacionais. “Para HPV, destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos, a recomendação de apenas uma dose já está vigor e passa a valer também para os adolescentes até 19 anos que não tenham tomado nenhuma dose da vacina”, detalha.
Já contra a poliomielite, Samyra informa que antes o esquema vacinal era composto de três doses de VIP (Poliomielite Inativada) aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço de VOP (Poliomielite oral), aos 15 meses e aos 4 anos. Mas, com a atualização, a dose de reforço será única, feita apenas com a VIP e aos 15 meses. “Essa mudança passa a valer a partir de 4 de novembro e substituem as doses de reforço que eram orais, por uma única dose injetável”, ressalta.
Todo o alinhamento com as equipes que atuam nos postos de saúde já foi realizado pela Coordenação Municipal de Imunização e o alerta é para que as pessoas estejam atentas ao calendário e mantenham em dia a imunização. “Mesmo fora das campanhas existe um cronograma estabelecido pelo Calendário Nacional de Vacinação. Então, é importante que pais e responsáveis mantenham a caderneta atualizada para a garantia da prevenção de doenças feita de uma forma rápida e gratuita através das vacinas”, reforça Samyra.
As vacinas são oferecidas regularmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e na Casa da Vacina.
Consulte aqui os endereços.