Saúde divulga prestação de contas do segundo quadrimestre

02/10/2022 13:09:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O relatório está disponível no Portal da Prefeitura

Em Audiência Pública, realizada através da TV Câmara, na tarde de quinta-feira (29), a gestão da Secretaria de Saúde apresentou a prestação de contas da pasta relativa ao período de maio a agosto deste ano. A audiência cumpre a Lei Complementar 141/2012.

O Relatório Detalhado do Segundo Quadrimestre deste ano está disponível aqui no Portal da Prefeitura.

O secretário de Saúde, Alexandre Azevedo, ressaltou a importância desta audiência para esclarecer a população e por ser uma oportunidade de apresentar um diagnóstico da Saúde.


“Estamos caminhando para grandes realizações. No ano que vem, vamos apresentar muitas novidades, tanto em alta e média complexidade, quanto na atenção básica. Teremos grandes investimentos. Temos mais de R$ 40 milhões em investimentos no Hospital Público Municipal (HPM) e estamos com projeto para melhorar ainda mais as unidades de saúde. A atenção básica será primordial”, disse.

Para o gestor, a adequação do salário do médico que atua na atenção básica vai colaborar para a contratação de novos profissionais. “Com esta mudança na tabela, vamos conseguir abranger os locais onde não conseguíamos”, frisou Alexandre, que completa:
 


“Estamos trabalhando para melhorar os nossos serviços e a qualidade dos nossos colaboradores, porque sabemos que o funcionário é muito importante neste processo e estamos em diálogo permanente com eles e com a população”.

Do Relatório constam: o organograma da Secretaria de Saúde, dados sobre o quantitativo de recursos humanos, a execução orçamentária e financeira de repasses do Fundo Nacional de Saúde, o quantitativo de ações e serviços prestados por cada unidade da secretaria, entidade parceiras e prestadores de serviços.
 

Além disso, o documento conta com diversos gráficos que facilitam a análise dos investimentos e resultados. Entre eles, dados sobre as principais causas de internação e sobre o tempo de permanência do paciente; sobre o controle da dengue, entre outras informações. Algumas ações são destacadas com registros jornalísticos.

Do orçamento aprovado e atualizado para este período pela Lei Orçamentária Anual (LOA), foram empenhados 76,29%, cerca de R$ 531.600 milhões. Comparando-se os segundos quadrimestres de 2021 e 2022 em relação à produção ambulatorial especializada na rede própria, houve um aumento de 135%. Também a ambulatorial básica aumentou 21%.