'Saúde do Pescador' é realizado em parceria com Repsol Sinopec

19/04/2016 11:17:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Pescadores são atendidos por especialistas da área de saúde

Aferição de pressão arterial, medição do nível de glicose, entre outras técnicas sobre como prevenir e evitar doenças foram realizadas nesta terça-feira (19), no container da Plataforma Educativa Repsol Sinopec, que está montado em frente ao Mercado Municipal de Peixes. A iniciativa é da Repsol Sinopec com parceria do Programa Saúde do Trabalhador, da subsecretaria de Pesca, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo.

Para o pescador há 25 anos, Marcelo Bastos Santos, a ação é excelente, pois promove a saúde do pescador, que muitas vezes por trabalhar no mar não tem tempo para ir ao médico. "A minha saúde está perfeita e todos os testes estão satisfatórios, como pressão e glicose ", afirmou.

Já o pescador que também trabalha no mar há 22 anos, Gilberto Oliveira, destacou que todas as iniciativas que beneficiem o pescador são importantes.

O coordenador da Plataforma Educativa Repsol Sinopec, Anderson Bento, informou que o programa funciona há seis anos e já beneficiou 12 mil trabalhadores de áreas costeiras no país.

- O nosso programa é itinerante e em Macaé firmamos parceria com a Prefeitura de Macaé há cinco anos e pretendemos continuar com essas ações aqui por muitos anos. Nesta terça-feira (19) encerramos o curso de capacitação para pescadores profissionais em parceria com a Capitania dos Portos - explicou.

A subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, acrescenta que o "Saúde do Trabalhador" é uma iniciativa que conta com a parceria com a Secretaria de Saúde.

- Temos cadastrados 485 pescadores e esta ação faz parte da Frente de Trabalho do Defeso Municipal do Camarão e Piracema. Os pescadores participaram também de uma palestra sobre Primeiros Socorros - completou.

Os pescadores foram atendidos por um enfermeiro, técnico de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho. Caso seja constatado algum problema que deve ter tratamento continuado, o pescador passa por assistência social da Subsecretaria de Pesca e é encaminhado para o clínico geral da Colônia dos Pescadores.

De acordo com a assistente social, Valdinéia Oliveira, os pescadores estão mais conscientes sobre a prevenção de sua saúde para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.


Fotos Relacionadas