Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar da rede municipal de ensino de Macaé sobre a doação de órgãos, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Público Municipal (HPM) e da ONG Doe Vida se reuniram, na manhã desta terça-feira (19), com a subsecretária de Educação, Leda Vieira, e a coordenadora do Projeto Saúde do Educando, Solange Assis.
Durante o encontro foram traçadas as metas de atuação dos membros da CIHDOTT e da ONG junto aos profissionais da secretaria de Educação. A subsecretária ressaltou que os trabalhos de orientação e sensibilização poderão ser realizados no início do ano letivo de forma gradativa. “Está é uma campanha justíssima e a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, com toda equipe da educação abraçará esta causa”, disse Leda.
A coordenadora da CIHDOTT, a enfermeira Cristina Brito, acrescentou que o projeto nas escolas visa quebrar alguns paradigmas em torno da doação de órgãos, desmistificar mitos e, principalmente, aumentar a doação. “Praticamente, todas as pessoas são potenciais doadoras, desde que constatada morte encefálica e os órgãos estejam em boas condições para transplante”, falou.
A representante da ONG Doe Vida em Macaé, Adriana Torezin, que faz hemodiálise há sete anos, vê nas crianças um potencial elemento de transformação da sociedade.
Também participaram da reunião a integrantes da CIHDOTT, a ouvidora do HPM, Denize Neto, e a psicóloga Maria do Carmo Malatesta.