Os temas são abordados em diferentes disciplinas para reforçar a conscientização dos alunos
Prevenção e cuidados com a saúde e higiene para evitar a Covid-19. Estes são alguns dos temas em destaque nas aulas não presenciais dos alunos da rede municipal. Com isso, conteúdos sobre Coronavírus, além de dengue e cuidados necessários com a saúde fazem parte das apostilas e aulas virtuais. A intenção é reforçar a conscientização dos alunos durante a suspensão das aulas e evitar a propagação de doenças.
Os educadores abordam o tema “Covid-19” em aulas de disciplinas como, Geografia, Língua Portuguesa, Biologia e História. Outra proposta da Secretaria de Educação é intensificar a aproximação-comunicação com a família, permanência do aluno na escola e impacto emocional. Para isso, a Secretaria e as equipes gestoras, orientadores (educacional e pedagógico), além de professores (regentes e orientadores) estão definindo novas intervenções a serem desenvolvidas com os familiares e estudantes.
O ensino remoto segue para a garotada da Educação Infantil, que recebe sugestões de vivências e atividades não presenciais. Também são disponibilizados conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Cemeaes. As atividades e informes são disponibilizados através de grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram, além do Google Classroom, sistema de gerenciamento de conteúdo destinado às escolas.
Na prática – Um dos exemplos é a Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Maria da Silva Vieira (Cajueiros), que utiliza a ferramenta virtual como aliada. Semanalmente, é realizado encontro online com professor regente com horário específico para atender melhor os pais e crianças na faixa de dois a cinco anos. As reuniões são intercaladas com a Semana de Integração, que visa intensificar o elo entre pais, alunos e profissionais da unidade.
Vale lembrar que, desde o início do ano letivo, algumas escolas municipais adotaram a entrega de livros didáticos, além de apostilas para os alunos, que são identificados sem acesso à internet. A Secretaria de Educação orienta que, diante as atividades não presenciais para alunos da Educação Infantil, a dica é que o responsável encontre sugestões que visam interações e brincadeiras para toda família em casa. Para o Ensino Fundamental, a recomendação é que os exercícios sejam feitos no caderno, para facilitar a revisão.