logo

Saúde e HPM recebem visita técnica de alunos da Fiocruz

26/03/2007 16:12:50 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Alunos do curso técnico de Vigilância Sanitária e Ambiental da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, conheceram nesta segunda-feira (26) em Macaé, as ações de vigilância sanitária da secretaria de Saúde e de gerenciamento de resíduos do Hospital Público Municipal (HPM).

A visita técnica dos alunos começou pela Coordenação de Vigilância Sanitária, onde puderam conhecer as dependências da instituição. Em seguida, eles participaram de uma palestra com os diretores das divisões da Covisa (alimento, farmácia, saúde e arquitetura), no auditório do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Segundo a professora da Fiocruz, Ângela Casanova, por conhecer os trabalhos desenvolvidos em Macaé e por esta trabalhando com estes assuntos com os alunos durante este semestre, achou oportuna a visita técnica dos mesmos. “É importante que eles saibam como é a atuação dos fiscais na prática e os seus desafios”, disse.

O coordenador da Covisa, Leandro Costa, acrescentou que um dos principais papéis da vigilância sanitária é orientar e não punir. A Covisa conta atualmente com 47 fiscais atuando em todas as divisões. Também faz parte das atribuições da instituição, após a pactuação com o Governo do Estado, o monitoramento da água que abastece o município. Por mês são analisadas 60 amostras do produto, onde são verificadas as partes físico-químico, bacteriológicas, pelo laboratório Noel Nutels e o controle do cloro e turbidez pelo laboratório municipal da Semusa.

Os alunos também participaram de uma palestra no HPM, proferida pela gerente do Plano de Gerenciamento de Resíduos, a bióloga Vânia Matos, que falou sobre o funcionamento do mesmo e as normas as quais seguem. O Plano de Gerenciamento de Resíduos do HPM que tem como meta a proteção de seus profissionais e o do meio ambiente através do descarte correto dos resíduos, também visa a diminuir os resíduos gerados.

De acordo com Vânia, todos os resíduos são segregados com uso de coletores identificados, existem rotinas estabelecidas para coleta e armazenamento externa e interna, tanto para os setores como para a equipe responsável pela coleta e limpeza.

A aluna do segundo ano, Érica Albuquerque garantiu que as visitas como esta são importantes para o crescimento do conhecimento prático, além de promover a interação com outros municípios. “Adoramos a experiência e principalmente saber que o município se preocupa com a saúde da população e com o meio ambiente”, enfatizou.