A secretaria de Saúde de Macaé alerta a população que os cuidados para manter a dengue sob controle devem continuar no outono. Em Macaé, de janeiro a 15 de abril foram notificados 597 casos, sendo 260 confirmados. Deste total oito foram por dengue hemorrágica.
A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes lembra que o Ministério da Saúde vem alertando para a introdução de novos tipos da dengue em alguns municípios, o que torna a doença mais agressiva. “É importante lembrar que a dengue é uma doença grave e pode matar”, alerta.
- É preciso redobrar os cuidados e a secretaria de Saúde vem fazendo sua parte com a intensificação das ações educativas e preventivas, além das parcerias com diversas secretarias municipais e a sociedade civil organizada nos mutirões formando a Força Tarefa -, lembrou acrescentando que o município conta ainda com o apoio técnico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O alerta para que a população colabore no controle da doença se deve a suspeita de um óbito por dengue no último final de semana. “Cada caso positivo de dengue é sinal de que a população do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue continua aumentando. Para evitar que o mosquito nasça é preciso eliminar os criadouros, recipientes que acumulam água limpa”, frisou.
O diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rogério Lemos acrescenta que nesta terça-feira (4), haverá mutirão no bairro Visconde de Araújo. Além do trabalho de visita domiciliar com identificação de focos e tratamento, será feito o bloqueio onde há casos positivos da doença, com o equipamento de pulverização aerosystem. O carro UBV (fumacê) iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (3) no bairro.
Os mutirões prosseguem neste mês, na próxima quarta-feira (5) a equipe da Força Tarefa estará no Parque Valentina Miranda, já no dia 12, no bairro da Imbetiba, 19 e 26, no Centro.
Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada. Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.
Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.