logo

Saúde em alerta contra a dengue durante o Carnaval

16/02/2007 14:03:32 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), orienta a população para não deixar de tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, durante o Carnaval. “Neste período, quando muitas pessoas chegam na cidade, todo cuidado é necessário para eliminar os criadouros do mosquito”, frisa o secretário de Saúde, Luiz da Penha.

Nos últimos meses, o CCZ vem intensificando as ações de campo com visitas domiciliares, com eliminação dos focos e educativas, além de distribuir folhetos informativos. “A sensibilização da população é a melhor maneira de evitar a dengue e uma conseqüente epidemia. É muito importante a participação de todas as famílias na eliminação de focos do mosquito da dengue e potenciais criadouros no seu ambiente doméstico”, diz.

Também foi elaborada uma programação de combate ao mosquito aedes aegypti e culex (pernilongo) com as máquinas termonebulizadora (profog), UBV (fumacê) e pulverizadora (combate ao culex), em diversos bairros. Após o Carnaval a programação continua: dia 21, no Centro, Miramar e Aroeira; dia
22, na Malvinas, Sol Y Mar, Novo Cavaleiros e Barra de Macaé; e dia 23, Morro de Santana, Nova Holanda, Mirante da Lagoa e Novo Visconde.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Os sintomas da doença são: dores de cabeça e nos olhos, nos músculos e nas juntas, além de febre alta, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza.

Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.