Foto: Rui Porto Filho
Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira
Para dar mais qualidade e agilidade ao atendimento móvel de urgência na cidade, o secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (19), com representantes do 9° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Serviço de Emergência 192, Hospital Público Municipal (HPM) e Hospital Público Municipal da Serra.
- Queremos neste encontro esclarecer para população em quais situações cada serviço deve ser acionado. A integração desses órgãos é importante para que o resultado seja o melhor para a comunidade -, disse.
O Serviço de Emergência 192, custeado pelo município, realiza atendimentos domiciliar e em vias públicas, atendimento inter-hospitalar nas unidades de emergência e intermunicipal, além de auxiliar no transporte de paciente psiquiátrico para avaliação médica no Pronto Socorro Aeroporto e dar suporte ao Plano Municipal de Emergência.
A população deve ligar para Regulação do 192 e será atendida por um médico ou enfermeiro que irá direcionar qual procedimento será realizado. A equipe conta com oito ambulâncias entre a área urbana e região serrana, com bases nos distritos do Frade, Glicério e Córrego do Ouro e Sana, sendo que nos dois últimos os veículos possuem tração nas quatro rodas, que permite maior força no motor para percorrer as curvas e ladeiras da serra. Por mês, a equipe faz uma média de 500 a 1.200 atendimentos.
Segundo o capitão do 9° GBM, Thiago Barrocas, que representou o comandante Jorge Vincenzi, o órgão atende vítimas de acidentes, atropelamento, tentativa de homicídio, queda de altura e suicídio. A média de chamados do 193 é de 15 atendimentos por dia. Já o carro de autobusca e salvamento realiza aproximadamente 25 saídas do grupamento diariamente.
O Corpo de Bombeiros, com sede em Macaé, possui quatro destacamentos, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Cabiúnas e um posto avançado em Conceição de Macabu. Além disso, atende as cidades de Quissamã, Carapebus, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e a BR 101 entre os municípios de Silva Jardim até o distrito de Serrinha.
Também participaram do encontro, a subsecretária de Saúde, Sônia Mussi; a diretora técnica do Hospital da Serra, Jucélia Choucair; o diretor médico do Serviço de Emergência 192, Antônio Soares; a gerente de Emergência, Jussara Natalino e o médico do HPM, Fabiano Selem.