No Carnaval, a Secretaria de Saúde promoveu diversas ações por toda a cidade e também montou um esquema de atendimento 24 horas/dia para a tranquilidade do feriado de macaenses e turistas.
O esquema contou com ambulâncias simples e UTIs, postos de saúde móveis e equipe médica reforçada em 15 pontos da cidade. A população ainda teve disponível toda a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento da Barra (UPA), o Hospital Público Municipal (HPM), a Unidade de Emergência Pediátrica (UEP) e o Hospital da Serra.
Cidade do Samba, Praia dos Cavaleiros, Lagoa de Imboassica, Imbetiba, Parque Aeroporto (praça e Bar do Coco), Barra de Macaé, Lagomar, e também no bairro Aroeira e nos distritos da região serrana, como Sana, Frade e Glicério: todos os pontos onde o clima de Carnaval reinou, além da estrutura da Secretaria de Saúde, ocorreram ações preventivas divulgadas pelo Programa Amigo da Vez e a Operação Lei Seca.
O Carnaval transcorreu tranquilo, sem pontos de aglomeração, com comemorações descentralizadas. Na Cidade do Samba, dois postos foram instalados, onde as equipes realizaram 71 procedimentos médicos e de enfermagem.
Na Lagoa de Imboassica, ocorreram três procedimentos; no Cavaleiros, apenas um e no Bar do Coco, foram seis atendimentos, sendo nenhum registro grave. Já no Pronto Socorro Aeroporto, no período, foram atendidas 571 pessoas e no Pronto Socorro Municipal foram 1.571 atendimentos. No Hospital Público Municipal (HPM) foram registrados 1.512 atendimentos.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra, com 1.393 atendidos, vem desafogando o HPM. Já a UPA do Lagomar registrou 401 casos. Os registros na UEP foram de 667. Com relação à serra macaense, o posto no Glicério teve 159 registros e Córrego do Ouro, 62 casos. Sana liderou os atendimentos na serra, com 245 registros no posto instalado no local.
O prefeito Dr. Aluízio agradeceu e parabenizou as equipes que trabalharam no período, devido à organização e a dedicação de enfermeiros, técnicos e médicos.