Foto: João Barreto
O encontro foi no auditório do Hospital São João Batista, na manhã desta segunda-feira (3)
As gerências de Vigilância em Saúde e de Assistência em Saúde, da Secretaria de Saúde, promoveram uma reunião no auditório do Hospital São João Batista, na manhã desta segunda-feira (3), para que 33 funcionários do órgão conhecessem as atividades e ações promovidas pelos profissionais.
Estiveram expondo seus trabalhos o Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico (NMAPO), o Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Paist) e o Polo de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas.
- Mensalmente realizamos estas apresentações, nas quais cada programa mostra suas atividades para que os demais funcionários conheçam suas ações – disse a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin.
Já a gerente da Assistência em Saúde, Beatriz Monteiro, ressaltou a parceria entre as duas gerências com o objetivo de promover a integração na rede.
Paist
O Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador foi criado em agosto de 2005, e funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas com dez funcionários.
- Nossos objetivos são trabalhar com equipe multiprofissional, fazendo palestras e visitações, divulgando ações educativas. Temos como foco principal os ambulantes. A meta do Paist é implantar ações educativas de assistência e reabilitação para o trabalhador formal e informal –, explicou a gerente Sheila de Oliveira.
Ela acrescentou, durante palestra que, além dos ambulantes, o programa também busca levar conhecimentos sobre saúde para pescadores e domésticas, além de empresas instaladas em Macaé.
O Paist já orientou cabeleireiras e manicures em salões de beleza sobre os cuidados com produtos químicos, mostrando a importância de elas utilizarem luvas e máscaras nos locais de trabalho.
Polo de Lesões Cutâneas
A implantação do Polo de Lesões Cutâneas, a Casa do Curativo, foi abordada pela enfermeira Michelle Almeida, relatando o sonho de nove anos. A obra está em período de finalização.
O polo, que visa atendimento humanizado à pacientes com lesões sérias, principalmente hipertensos e diabéticos, contará com consultório médico, sala de preparo de material, podologia, verificação da pressão arterial, sala de curativo limpo, sala de curativo contaminado, sala de gerência do serviço, recepção, toaletes masculinos e femininos, toalete com acessibilidade para cadeirantes, rampas de acessibilidade e estacionamento.
O local funcionará na Rua Euzébio de Queirós, cruzamento com a Rua Visconde de Quissamã, no Centro.
NMAPO
O Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico (NMAPO) também foi apresentado. A abordagem tratou do trabalho humanizado dispensado aos pacientes oncológicos e seus familiares.
O setor tem como objetivo oferecer atendimento psicossocial, suporte e apoio ao paciente, como tratamento complementar multidisciplinar aos assistidos, visando o resgate de sua autoestima e cidadania.
Serviços de atendimento psicológico, fisioterapia, reabilitação e linfoterapia, atendimento médico, oficina de artes, serviço social, são alguns das atividades do NMAPO.