A melhoria da qualidade de vida da população por meio de ações de proteção e prevenção à saúde integra o leque de prioridades da prefeitura de Macaé. Na quinta-feira (18), a secretaria de Saúde realiza, no auditório da Guarda Municipal, o curso de sensibilização para a implantação do Comitê Municipal de Morte materna, infantil e fetal que marcará a construção de uma nova rede de proteção à mulher e a criança do município.
A gerente do Programa de Saúde da Mulher, a médica Vanja Beatriz Santos, explica que o comitê é de natureza confidencial, interinstitucional, multiprofissional e tem por objetivo identificar todos os óbitos maternos, apontar medidas de intervenção para melhorar a assistência e reduzir a mortalidade materna, fetal e infantil.
O curso de sensibilização será ministrado pelos médicos Luciane Santiago e Lauro Felício, que fazem parte do Comitê Estadual de morte materna, fetal e infantil. Os médicos irão abordar a importância da criação do comitê, como implantar (legislação) e como atua.
Vanja lembra que é fundamental que o comitê seja constituído por representantes das diversas instituições relacionadas com o atendimento à mulher e à criança. Para isso, foram convidados profissionais e representantes de diversas coordenações e gerências da secretaria de Saúde, Conselhos de Saúde e de Medicina, hospitais públicos e particulares, secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, Instituto Médico Legal (IML) e Faculdade de Enfermagem.
- A implantação do comitê possibilita a identificação dos fatores envolvidos na determinação dos óbitos e a definição de estratégias que permitem evitar esses óbitos – garante Vanja.