logo

Saúde implementa ações para prevenção de quedas na terceira idade

16/08/2005 15:13:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, na terceira idade, 40% das mortes por quedas ocorrem em casa e outros 12% ocorrem em hospitais e casas de idosos. Para diminuir esta estatística, a Secretaria de Saúde de Macaé através do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso (PAISI), está implementando ações para prevenir e reduzir quedas de idosos.

Segundo a coordenadora do PAISI, a geriatra Analúcia Jardim, os acidentes são a sexta causa de morte em idosos, sendo as quedas o tipo de acidente mais comum. “A maior parte dos acidentados ficará permanentemente incapacitada e outra ficará parcialmente incapacitada”, disse.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressaltou que os assistidos pelo PAISI vêm recebendo orientações dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar do programa. Está sendo elaborado um projeto de capacitação para as equipes do Programa Saúde da Família para que eles sejam multiplicadores dessas ações.

Analúcia explica que uma única queda não significa que a pessoa tem o risco de novas quedas. Quedas recorrentes (duas ou mais quedas em um período de seis meses), freqüentemente precisam ser avaliadas para determinar a presença de causas tratáveis. “Existem vários fatores de risco para quedas em adultos mais velhos como fraqueza muscular, doença nos ossos, problemas de visão e audição, iluminação inadequada, sapatos inadequados, entre outros”.

Atividade Física – De acordo com a geriatra, estima-se que a partir dos 50 anos perdemos 15% da nossa massa muscular por década. “Estudos revelam que o exercício físico melhora o estado funcional e reduz o risco de quedas e lesões provocadas pelas mesmas. Várias modalidades são úteis, incluindo exercícios de treinamento de resistência para aumentar a força muscular e os que melhoram a flexibilidade e equilíbrio”, disse.

A coordenadora disse ainda que outras medidas podem reduzir consideravelmente o número de quedas domésticas. A má visão noturna, por exemplo, que pode ser combatida com luzes fáceis de acionar, perto das camas, que permitem ver os objetos. Outra medida importante é eliminar tapetes, fios e outros objetos do chão. Um piso não escorregadio também é de grande importância.

“Podemos observar que as quedas geralmente são de causa multifatorial e é preciso estar atento para a possibilidade de que vá ocorrer com quem está muitas vezes bem próximo de nós. Devemos estar bem atentos aos nossos lares, ruas e cidades, pois prevenir é sempre melhor”, concluiu.