logo

Saúde implementa uma rede humanizada

09/11/2006 17:40:36 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Gestores, usuários e profissionais de saúde de Macaé se reuniram na manhã desta quinta-feira (09), durante o Seminário Humanização – Um Caminho Possível, com o propósito de direcionar e organizar ações que tenham a finalidade de estabelecer a participação, democratização, humanização e solidariedade na rede municipal de Saúde.

Durante o evento o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, e o secretário de Saúde, Fernando Diogo, falaram sobre a implantação de ações integradas de humanização, visando o funcionário e o usuário, que culminou com a participação no PNH - Política Nacional de Humanização.

Aluízio ressaltou que só há humanização quando o profissional entender qual é a sua verdadeira função e se colocar no lugar do outro (usuário). “Humanização é respeito e também um resgate das relações interpessoais”, acrescentou.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembrou que os desafios da saúde são muitos e um deles será o credenciamento do Hospital Público Municipal (HPM) no Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora Administrativa do HPM, Maria Célia Ximenes, também falou da dedicação de toda rede municipal de saúde na promoção da qualidade do atendimento.

Representando o secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, a médica Tizuko Shaiwana, disse que tem acompanhado os avanços do município na área de saúde. “Parabenizo a iniciativa do HPM em promover um seminário sobre humanização, pois são poucas as instituições no país que se preocupam com essa questão. Acredito que, em breve, a instituição fará parte do SUS, devido a qualidade do atendimento prestado à população”, declarou.

Durante visita ao HPM, a consultora da Política Nacional de Humanização (PNH), Adriana Cose, convidou três profissionais para participarem do curso de facilitares de acolhimento, classificação de risco de urgência e emergência para, desta forma, potencializar o processo de acolhimento.

A assessora do Hospital da Posse, no município de Nova Iguaçu, Renata Pascoal, que falou da experiência da implantação da PNH na instituição onde atua, disse que o HPM está no caminho certo, pois já desenvolve vários dispositivos voltados para humanização, além de contar com estrutura física organizada e funcional.