logo

Saúde incluirá novas especialidades no PSF

04/01/2006 17:33:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Tendo como prioridade a promoção, a proteção e a recuperação da saúde do indivíduo e da família, a Secretaria de Saúde de Macaé através do Programa Saúde da Família (PSF), resolveu inovar em 2006, incluindo as especialidades de pediatria e ginecologia no programa.

Segundo o secretário de Saúde, Fernando Diogo a iniciativa faz parte da política de governo em promover ações voltadas para o desenvolvimento social da população. Outra meta da prefeitura é a expansão do PSF. “Pretendemos alcançar 70% de cobertura na região urbana, pois já temos 100% na região rural”.

O projeto visa fazer com que a população não precise se deslocar até aos centros de especialidades médicas, além de ampliar o acesso ao pré-natal. “Atualmente as gestantes de alto risco que são cadastradas no PSF, fazem o pré-natal fora do seu bairro, o que não será mais necessário”, disse.

Fernando acrescenta, que antes da inclusão das duas especialidades, será feito um trabalho de orientação com a população assistida pelo PSF, pois há uma preocupação da perda do conceito do programa. “Só serão encaminhados aos especialistas, os casos que realmente necessitarem de um parecer mais criterioso”, explicou.

O secretário disse ainda, que além da equipe estabelecida pelo Ministério da Saúde com médico, enfermeiro, técnico, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, o Programa Saúde da Família de Macaé conta com os serviços de fisioterapia, odontologia, nutricionista e assistente social.

As equipes de saúde da família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários.

Atualmente o município conta com 26 equipes de Saúde da Família e dois de Agentes Comunitários de Saúde, abrangendo 75.882 habitantes, o que corresponde a 54% da população.