Em função das fortes chuvas, com ocorrência de inundações durante este mês, a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde, intensificou as ações preventivas e de controle de doenças, principalmente de veiculação hídrica como diarréias agudas, leptospirose e dengue.
A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida, lembra às pessoas que tiveram contato com as águas das chuvas devem procurar uma unidade de saúde para atualizarem a vacinação antitetânica. “É importante também que as pessoas tomem cuidado durante a limpeza das casas, pois a lama das enchentes tem alto poder infectante. Elas também devem fazer a limpeza e desinfecção dos reservatórios de água. Todo trabalho deve ser feito com botas de borracha e luvas”, alertou.
Outra preocupação da Semusa é com aumento da infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e da leptospirose. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) trabalha durante todo ano no controle da dengue com visitas domiciliares para identificação e tratamento dos focos e notificação dos casos. Simultaneamente, a equipe do Programa de Controle de Roedores atua no controle da leptospirose, doença infecciosa bacteriana presente na urina do rato.
Laila acrescenta que na próxima semana uma equipe composta por profissionais das Divisões de Educação em Saúde, Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização estarão intensificando suas ações nos bairros mais afetados pelas chuvas.
Segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses, apesar das chuvas nenhum caso de dengue foi confirmado este mês, mas para a gerente do CCZ, Cristina Pereira, a população deve estar atenta e eliminar os criadouros do mosquito. “Os focos aparecem em reservatórios de água limpa para beber, mal cobertos, garrafas de boca para cima e pneus com água limpa de chuva. Tudo isso deve ser evitado pela população”, frisou.
A equipe de agentes de endemias do CCZ, inicia nesta quarta-feira um trabalho de pulverização com a máquina Pró-fog, nos bairros Nova Esperança, Parque Aeroporto, Jardim Esperança, Piracema e Vila Badejo. Cristina explica que a máquina Pró-fog faz o serviço de eliminação do mosquito na fase alada e quando utilizado abrange todo o bairro.
Dia 24-01 - Nova Esperança nos quarteirões de 1 a 40
Dia 25-01 - Nova Esperança nos quarteirões de 41a 60
26-01 - Parque Aeroporto
29-01 - Parque Aeroporto
30-01 - Parque Aeroporto
31-01 - Jardim Esperança
31-01 - Piracema