Saúde lança campanha de vermifugação nas escolas

02/06/2011 15:09:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Secretaria de Educação, lança oficialmente no próximo dia sete a 11ª Campanha de Vermifugação nas escolas da rede municipal. O lançamento será às 9h, na Escola Municipal Elza Ibrahin, na Ajuda.

Segundo o gerente do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e o Adolescente, o pediatra Newton José, a previsão é de que a campanha seja concluída num prazo de dois meses. A equipe vai percorrer todas as escolas municipais, inclusive na região serrana. O médico lembra que a criança recebe o vermífugo mediante a autorização prévia dos pais ou responsáveis.

- O medicamento não tem efeito colateral e é administrado na forma líquida ou comprimido de acordo, com a faixa etária e peso, explica ressaltando que a medicação combate sete tipos de vermes.

Além dos alunos, o vermífugo também será administrado nos professores e pessoal de apoio. Antes de fazer a distribuição do medicamento, a equipe composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e professor, realiza uma breve palestra orientando sobre como prevenir as verminoses.

- O trabalho faz parte das ações de prevenção da secretaria de Saúde e que vem obtendo bons resultados, principalmente quanto a ausência dos alunos por conta de problemas relacionados a verminose. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de dois bilhões de pessoas estão infectadas com algum tipo de verme ou parasita -, disse.

Ele explica que a maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas como diarréia, dores abdominais, vômitos, perda de peso, anorexia, irritabilidade e mau aproveitamento escolar. “As verminoses são infecções intestinais causadas por uma variedade de agentes muito comuns. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada”, falou.

As principais dicas para prevenção são cuidados de higiene pessoal e doméstica, evitar contato íntimo das crianças com solo ou água contaminada, ferver ou filtrar a água usada na alimentação e não andar descalço.

Projetos – Dentro das propostas de promoção da saúde de crianças e adolescentes o gerente do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e o Adolescente, o pediatra Newton José disse que irá retomar as discussões sobre a implantação de um banco de leite humano no município.

- Já conversamos com o prefeito Riverton Mussi e o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, onde foi mostrado o projeto com todas as especificações técnicas. Ambos se mostraram muito interessados -, falou.

Newton explica que a denominação da unidade seria Casa do aleitamento, além de funcionar como banco de leite com distribuição e coleta, seriam realizadas oficinas e palestras para profissionais de saúde, gestantes e puérperes, reforçando cada vez mais a importância do aleitamento.

- Desta forma estaremos preparando a futura mamãe para que possa acompanhar a evolução e desenvolvimento do seu filho. A criança também seria acompanhada pela equipe da unidade que estariam atentas ao desenvolvimento pôndero-estatural da criança, comentou.

Ele reforça a importância da criação do banco principalmente pelos benefícios que trariam aos bebês prematuros, baixo-peso e com intolerância a outros tipos de leite.