Foto: Ana Chaffin
O Hospital São João Batista possui um Centro de Oncologia
Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, teve início, neste mês, a campanha “Novembro Azul”, visando promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame. Em Macaé, várias unidades de saúde contam com atendimento de médico urologista.
O coordenador do Centro de Oncologia do Hospital São João Batista de Macaé, o médico Sávio Mussi, ressaltou que objetivo da campanha é motivar os homens a fazerem as consultas e exames com o intuito de detectar precocemente o câncer de próstata.
- A recomendação da Associação Brasileira de Urologia é que, a partir dos 45 anos, todo homem deve iniciar o seu processo de rastreamento de câncer de próstata, diz. Ele acrescenta que não existe um consenso definido entre as sociedades sobre qual o melhor momento para iniciar este rastreamento, mas a detecção precoce de pacientes com idade entre 40 e 60 anos pode trazer maior chance de cura. O foco da campanha são os homens dessa faixa etária que é a com maior resistência.
Sávio Mussi explica que durante a consulta o urologista dará a orientação e o rastreamento é feito baseado em dois métodos: a dosagem sanguínea de uma proteína chamada PSA e, em seguida, o exame de toque retal. “Existem tumores que não produzem PSA e têm situações de elevação do PSA que não são consequências de câncer de próstata, pode ser uma prostatite ou infecção urinária. Por isso, é importante a consulta e o exame. O médico pode lançar mão de outros métodos e o quanto mais cedo melhor o resultado do tratamento”, destaca.
Outra medida importante é a prevenção através da adoção de práticas saudáveis como uma alimentação equilibrada, atividade física e não utilização de hormônios esteroides que aumentam o risco de câncer de próstata.
Saúde – Na rede municipal de Saúde, os homens podem procurar uma unidade próxima de sua residência para consulta com clínico geral, para encaminhamento ao urologista. De acordo com a reguladora de Oncologia, Ana Terra, as consultas são realizadas no centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Casa do Idoso, Hospital da Serra (em Trapiche), Unidade de Saúde de Glicério, Hospital São João Batista e na Associação dos Aposentados de Macaé.