Foto: Maurício Porão
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, que acontece nesta quinta-feira (16), realizará um evento no interior do Terminal Central
das 10h às 15h. O Projeto Nutrição Itinerante, em parceria com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan)/UFRJ, vai levar à população noções sobre alimentos saudáveis.
Um dos objetivos é mostrar como se pode substituir alimentos ricos em gordura, açúcares e sal, pelos que trazem benefícios à saúde. O tema é considerado de extrema importância para a saúde pública.
O dia será repleto de ações. Em parceria com a empresa Hortifruti Macaé será feita uma degustação de sucos funcionais, com informações sobre benefícios, e realização da pesquisa: “Você trocaria o refrigerante por esse suco?”. Após a degustação do suco, a pessoa receberá a receita e informações dos componentes nutricionais.
Terá também orientação nutricional com quatro estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, o Projeto Programa de Educação pelo Trabalho e Escolha Saudável Utilizando Rótulos de Alimentos (Pet Esaura) fará uma demonstração da quantidade de açúcar, gordura e sal de alimentos industrializados.
A equipe do Catan dará orientações sobre alimentação. “Sabemos que o hábito alimentar influencia diretamente na incidência de patologias, como doenças e agravos não transmissíveis, entre elas o diabetes, hipertensão e dislipidemias”, afirmou a Coordenadora da Catan, Carine Lima.
O Dia Mundial da Alimentação é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A ação acontece desde 1981 e, em cada ano, é abordado um tema diferente. Em 2014, a discussão gira em torno da agricultura familiar sobre “Preços dos alimentos – da crise à estabilidade”. O tema escolhido para este ano visa esclarecer o assunto, e o que poder ser feito para atuar seu impacto sobre população mais vulnerável.
No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.
* Com supervisão da Secom