logo

Saúde mantém ações de combate à dengue

24/01/2011 12:18:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Agentes do CCZ intensificam ações nos bairros com maior índice de infestação para as larvas do mosquito

A secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem fazendo um trabalho permanente de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Esta semana, os agentes estão intensificando as ações de rotina nos bairros onde apresentaram maior índice de infestação para as larvas do mosquito, durante o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).

De acordo com o coordenador do CCZ, Rogério Lemos os agentes estão fazendo as visitas domiciliares para eliminação das larvas e criadouros do mosquito.

- Estamos orientando os moradores, principalmente dos bairros Nova Esperança, Nova Malvinas, Visconde de Araújo e Costa do Sol, para que recebam os agentes e retirem os criadouros da larva do mosquito dos seus quintais, disse.

Ainda esta semana, será feita uma reunião entre as diversas coordenadorias de saúde para direcionar as novas ações de controle da dengue no município.

- O início do ano é um dos períodos mais favoráveis para a reprodução do mosquito e ao aumento dos casos da doença. Isso ocorre devido às chuvas esporádicas típicas do período que contribuem para o amadurecimento dos ovos do mosquito, depositados nos criadouros, falou.

LIRAa – O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado este mês apontou 1,6% de índice de Infestação Predial, condição considerada de alerta pelo Ministério da Saúde.

O LIRAa é realizado dentro dos domicílios que é onde se encontra grande parte dos criadouros da dengue. A pesquisa é uma importante ferramenta para identificar as áreas da cidade que estão mais sujeitas à proliferação do mosquito e conseqüentemente, à transmissão da doença.

Para auxiliar no controle da doença, a principal orientação é manter os quintais limpos, livre do lixo e os depósitos de água devidamente vedados. As embalagens de alimentos, assim como os restos de comida, devem ser colocados em um saco plástico e depositados na lixeira somente no dia em que o caminhão da coleta passa. Isso evita que o lixo seja derramado na rua.

As calhas e os criadouros de animais devem ser lavados e escovados periodicamente. Os depósitos de água precisam estar devidamente cobertos e protegidos.