Saúde Mental: Baile de Máscaras promove inclusão de usuários

30/01/2018 11:46:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/Ana Chaffin

'De perto ninguém é normal' vai levar alegria e espontaneidade na terça-feira (6\2) que antecede ao Carnaval

Para promover a saúde mental e a inclusão dos portadores de distúrbios e sofrimentos psíquicos, o Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Macaé vai realizar o tradicional Baile de Máscaras da Saúde Mental, na terça-feira (6/2), às 9h30, na Praça Veríssimo de Mello.

Segundo a organizadora do evento, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps - Betinho), Fabrice Sanches, esse baile é aberto a todos os cidadãos e contará com a participação de usuários dos serviços de saúde mental da prefeitura, familiares e profissionais de dispositivos municipais dessa área. Por exemplo: Caps Betinho, Caps Infantil Oficina de Vida, Caps Ad Porto, Programa de Tabagismo, Núcleo de Saúde Mental e Resistência Terapêutica.

- O Baile de Máscaras constitui-se em uma atividade terapêutica, cujo principal objetivo é facilitar a integração do portador de sofrimento psíquico grave com a sociedade. Entendemos que a sociedade precisa aprender a conviver com aquele que é diferente, respeitando-o em sua singularidade - conta a psicóloga, acrescentando que a reforma psiquiátrica prevê o tratamento a esta clientela em bases comunitárias e, não mais nos hospícios e manicômios. "Neste sentido, ocupar os espaços da cidade com atividades de inclusão cumpre com tais objetivos", analisou.

A organização do evento é feita por usuários, familiares e profissionais, de modo simples e artesanal. Em janeiro, foram promovidas oficinas terapêuticas voltadas para o Baile de Máscaras, confeccionando máscaras, adereços, cartazes e até um samba para o evento.

- Com o Bloco 'De perto ninguém é normal', criado pelos usuários do Programa de Saúde Mental, queremos compartilhar com toda a sociedade momentos de alegria, música e dança - completa Fabrice Sanches.


Fotos Relacionadas