Saúde Mental debate Reforma Psiquiátrica

24/05/2011 14:54:40 - Jornalista: Tatiana Gama

Atividades artísticas e culturais encerrarão nesta quarta-feira (25) a programação do Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no último dia 18. Profissionais e usuários do Programa de Saúde Mental de Macaé irão discutir a Reforma Psiquiátrica como política pública de saúde. A ideia é criar um espaço de convivência e debate com a sociedade.

A programação inicia com café da manhã, a partir das 8h30, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Betinho), localizado na rua Visconde de Quissamã, 482. Logo após, haverá caminhada até a Câmara Municipal. Em seguida, terá cordel teatral no coreto do calçadão da Avenida Rui Barbosa. A comemoração continuará, às 14h, com uma cerimônia no Legislativo de Macaé.

- A luta antimanicomial surgiu como um movimento social. Antes acreditavam que a melhor forma era o isolamento nos hospitais psiquiátricos. No Brasil, desde 1987, conseguimos humanizar o tratamento, aliado aos direitos humanos, criando também um espaço de convivência, ressaltou o coordenador técnico do Caps Betinho, Júlio César da Silva.

Representantes da Associação de Usuários, Amigos e Parentes da Saúde Mental de Macaé (Aspas) também irão participar das atividades.