Para manter o controle do mosquito “Culex”, popularmente chamado de pernilongo, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), montou um cronograma especial para a circulação do carro fumacê, além de intensificar ações de tratamento dos focos nas vias públicas.
Segundo o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, a presença do Culex tem aumentado em alguns bairros, especialmente os que são margeados por canais. “Além do trabalho de combate ao mosquito na fase adulta, estamos desenvolvendo ações para o controle das larvas”, diz, acrescentando que a espécie não transmite nenhum tipo de doença, a sua picada é dolorida e ele produz um barulho que incomoda as pessoas.
Ele acrescentou que o uso do fumacê tem que ser feito de forma criteriosa, pois pode ter impactos ambientais, com danos a fauna e flora. “Estamos baseando nossas atividades nos resultados das pesquisas, nas solicitações da população e nos casos positivos para dengue, onde é feito o bloqueio no quarteirão”, explica.
Na próxima semana, o fumacê estará entre os dias 25 e 27 nos bairros Riviera Fluminense e Novo Horizonte e no dia 30, no Sol y Mar. O carro sempre passa na parte da manhã e no final da tarde. Nas últimas semanas, o trabalho foi intensificado nos bairros Barreto, Vila Badejo, Vilaje Park e Visconde.