Representantes da Prefeitura de Macaé estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (22), com funcionários do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para reafirmar a parceria existente. O encontro aconteceu na secretaria de Saúde e, seguindo orientações do prefeito Dr. Aluízio, a prefeitura dará total apoio ao programa disponibilizando os recursos necessários, bem como traçando metas compartilhadas para serem cumpridas com o intuito principal de proporcionar um bom atendimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
De acordo com informações de umas das representantes da UFRJ, Amábela de Avelar Cordeiro, a finalidade do encontro foi apresentar para a nova gestão como funciona o Pró-Saúde, que é vinculado ao Ministério da Saúde. Ela explica que o objetivo é reorientar os profissionais que atuam no SUS, através do fomento de bolsas de estudo e ainda com projetos na área da saúde. Os recursos financeiros para a implementação dessas ações são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O recurso é repassado para o Fundo Municipal de Saúde (FMS).
Participaram ainda da reunião a médica especialista em Saúde Pública, Kathleen Tereza da Cruz e a farmacêutica e professora da UFRJ, Madalena Nascimento Rennó e outros representantes da secretaria Municipal de Saúde. O próximo encontro será realizado nesta quinta-feira (24), às 9h e deve contar também com a participação da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e Programa Saúde da Família (PSF).
Pró-Saúde- Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O objetivo do programa é a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica, promovendo transformações na prestação de serviços à população.
Critérios Gerais
• Tratamento equilibrado dos três eixos (orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica);
• Clareza na abordagem conceitual (determinantes sociais do binômio saúde-doença) e esquema curricular;
• Clara possibilidade de articulação com o serviço de saúde;
• Orientação quanto à regulação e sistema de referência;
• Possibilidade de compartilhar orçamento (Escola e Serviço);
• Integração do Hospital Ensino nas redes de serviço;
• Indicação de parâmetros de avaliação.