Foto: Ana Chaffin
São desenvolvidas ações de prevenção e atenção à saúde dos estudantes
Desenvolver ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes e profissionais de educação. Estas são algumas das finalidades do Programa Saúde na Escola (PSE), que na próxima segunda-feira (18) será promovido em duas unidades da rede municipal, situadas na Virgem Santa e Aroeira. Hoje, o programa atende a um total de 8.890 alunos.
No turno da manhã, às 9h, a atividade vai acontecer junto aos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Teotônio Ferreira de Luna, na Virgem Santa. Durante a ação, a equipe do PSE vai promover um debate com os alunos voltado para o tema Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos.
Na ocasião, os estudantes vão sugerir temas que fazem parte do cotidiano escolar. Durante a abordagem são destacados assuntos como cultura de paz, direitos, deveres, cidadania, bullyng e interesses coletivos. Segundo o coordenador, Marcelo Machado, a intenção é que os alunos possam refletir sobre questões que fazem parte do dia-a-dia, para assim poderem exercer a cidadania. “Um dos objetivos é trabalhar em prol da coletividade, para que os estudantes possam se unir e até formar grêmios estudantis”, pontuou
Outras questões também são levantadas durante o diálogo como oportunidades, mercado de trabalho, gênero, religião, deficiência e orientação sexual.
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, as ações do PSE estão contribuindo para melhorar o ambiente escolar, promover a saúde junto à formação integral do aluno e profissional da unidade escolar.
Mais saúde
Ainda na segunda-feira (18), às 13h, as atividades do PSE vão acontecer com os estudantes da Escola Parque Professora Maria Ribeiro Benjamin. As ações serão desenvolvidas pela coordenação do PSE em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A unidade, que conta com 440 alunos do 1º ao 5º anos, receberá atividades de medição de peso e altura, acuidade visual e medição antropométrica. O trabalho terá o apoio de Cerca de 60 alunos dos cursos de Nutrição e Enfermagem da UFRJ.
Satisfeita com o trabalho do PSE, a diretora geral da unidade, Andrea Martins Alves, elogiou a ação. “Este trabalho trata da elevação da qualidade de vida dos nossos alunos. Esta parceria com a UFRJ também está sendo proveitosa. Estou feliz por ter a nossa unidade municipal, incluída no PSE”, contou.
O Programa Na Saúde na Escola (PSE) visa a promoção de ações como medição de peso e altura, acuidade visual e auditiva, além de verificação da situação vacinal dos alunos. No PSE também são realizadas atividades como saúde bucal, promoção da segurança alimentar e promoção da alimentação saudável. Também são executadas oficinas e palestras de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE): direito sexual e reprodutivo, além da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes Estratégia Saúde Família (ESF), Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e equipes da Saúde na Escola e Nutrição da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte.
Outra finalidade é fortalecer o cumprimento das propostas do programa, como o reforço comunicação entre escolas e equipes de Atenção Básica e socialização das ações desenvolvidas pelas unidades.Entre os beneficiários estão estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão da Coordenação do PSE é que o número de unidades municipais sejam ampliados até o mês de julho do próximo ano letivo.
Unidades - Entre as unidades municipais que contam com as ações do PSE estão Escola Municipal de Educação Infantil Elea Tatagiba de Azevedo, Zélia de Souza Aguiar, Ormy Moura Marinho, Maria Augusta de Aguiar Franco e Wanderley Quintino Teixeira.
O PSE também atende as unidades municipais Aterrado do Imburo, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Joaquim Augusto Borges e Renato Martins. A novidade é que o programa atende os alunos do Ciep Brizolão, 393, Aroeira, que mesmo sendo da rede estadual, será beneficiado com as ações.
No cronograma também constam as escolas municipais de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, Professora Maria Magdala Agostino Cipriani, Maria das Graças da Silva Ribeiro, Chistos Jean Koussolas, Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro, Professora Laura Sueli de Campos Barcelar, Ciep Municipalizado Maringá, Professor Darcy Ribeiro, Eraldo Mussi e Botafogo.
Também fazem das atividades as escolas municipais Joffre Frossard, Teotônio Ferreira de Luna, Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares, Tarcísio Paes de Figueiredo, e o Colégio Municipal Balneário Lagomar.