logo

Saúde oferece atendimento diferenciado para os adolescentes

11/07/2007 14:00:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando um atendimento diferenciado ao jovem macaense, a Secretaria Especial de Saúde conta com o Centro de Referência ao Adolescente (CRA). A principal proposta do CRA é atuar na prevenção, orientação e desenvolvimento de ações de saúde e educação, prestando assistência individual e em grupo aos adolescentes.

Diariamente, os adolescentes recebem atendimento individualizado e em grupo, onde discutem questões a respeito de drogas, família, sexo, amizade, gravidez, entre outros. “Nosso objetivo é orientar o adolescente para a fase adulta, consciente e responsável e não tratá-lo como um jovem problema`, afirma o gerente do CRA e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e o Adolescente (Paisca), o pediatra Newton José.

Newton ressalta que a adolescência é uma fase cheia de conflitos, dúvidas e sonhos, e por isso esse grupo merece uma atenção especial. No CRA, o adolescente fica à vontade para conversar e tirar todas as dúvidas. “Às vezes, é complicado para o adolescente conversar sobre alguns assuntos com os pais e amigos, como sexo por exemplo”, completa.

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência do Adolescente é feito de forma participativa e vivencial, através de dinâmicas de grupo e discussões sobre os temas propostos. São utilizados filmes, músicas, textos e apresentações de casos, onde os adolescentes podem refletir sobre todos os assuntos. “Os encontros têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão que viabilize o aumento do nível de informações dos adolescentes”, falou Newton.

As adolescentes grávidas recebem consultas de pré-natal e acompanhamento psicológico, nutricional e social no CRA. A cada quinze dias a equipe de fisioterapia e psicologia reúne as gestantes para orientações sobre a nova fase e as transformações no corpo e na vida de cada uma.

Segundo a fisioterapeuta Georgia Sardinha, o trabalho desenvolvido pela equipe consiste na classificação por idade gestacional. Cada grupo recebe a orientação necessária ao seu período na gravidez. No primeiro trimestre são orientadas sobre alterações posturais devido as mudanças no corpo, no segundo semestre cuidados com as mamas, vestuário, alimentação, já na reta final o foco se dá nos cuidados com o bebê e amamentação.

A adolescente J.M. de 17 anos, grávida de sete meses, participa do grupo de gestantes do CRA. Ela disse que durante seis meses utilizou método contraceptivo, mas a pedido do então namorado decidiu engravidar. “Assim que dei a notícia da gravidez ele ficou assuntado e hoje estou sozinha. Conto apenas com o apoio da família e aconselho as adolescentes que esperem o momento certo para ter um filho, pois acontecem muitas mudanças”, disse.

J, acrescentou que parou de estudar, mas garante que assim que o bebê nascer voltará para a escola. De acordo com a equipe do CRA a maioria das adolescentes que engravidam conhecem e/ou fazem uso de algum método anticoncepcional.

O Centro de Referência do Adolescente funciona na rua Dr. Júlio Olivier, 128 no Centro.