logo

Saúde oferece complexo homeopático contra a dengue

14/04/2007 17:19:04 - Jornalista: Simone Noronha

Moradores de todos os bairros de Macaé procuraram neste sábado (13) as 40 unidades e postos de Saúde do município para se prevenir contra a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando para a comunidade um complexo homeopático que ajuda a amenizar os sintomas da doença. O complexo, aplicado com duas gotinhas, continua disponível a partir de segunda-feira (16).

“Não é uma vacina, como muitos estão pensando. O complexo homeopático ajuda a atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas. Somos pioneiros na região no uso do complexo”, explicou o secretário de Saúde, Luiz da Penha. Ao todo, estão disponibilizadas inicialmente cerca de 50 mil doses do medicamento, que não tem contra-indicação. “Pessoas de todas as idades podem tomar, inclusive crianças, idosos e mulheres grávidas”, ressaltou o secretário.

De acordo com ele, a homeopatia está sendo usada em todo o país como coadjuvante ao plano de contingência que busca conter e minimizar a evolução e agravos dos casos de dengue. Quem já teve a doença também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja intensa em caso de nova contaminação.

O produto é uma associação de três substâncias: Eupatorium, Crotalus e Phosphorus. A Eupatorium é uma planta de origem norte-americana que serve para amenizar a febre e as dores no corpo. O Crotalus é um extrato que vem do veneno da cobra cascavel e ajuda a diminuir a tendência à hemorragias e o Phosphorus é uma substância que também diminui a tendência à hemorragia.

A distribuição do complexo faz parte do Programa Municipal de Combate à Dengue. Para lançar o programa e mostrar a profissionais de Saúde a efiucácia da homeopatia na prevenção de doenças, na noite desta sexta-feira o presidente da Associação Médica de Homeopatia do Estado do Rio, Francisco José de Freitas, proferiu palestra com o tema “Surtos e epidemias: contribuição da homeopatia”.