Foto: Maurício Porão
Evento contou com presença de 30 profissionais da atenção básica, entre médicos e enfermeiros
Para uniformizar o conhecimento e melhorar o atendimento oferecido às gestantes e puérperas do município, a Secretaria de Saúde, por meio da Programa de Assistência Integral de Saúde da Mulher, realizou nesta quarta-feira (3), um treinamento em pré-natal de baixo risco, no auditório do Paço Municipal. O evento contou com cerca de 30 profissionais da atenção básica, entre médicos e enfermeiros. Para atingir toda a equipe, haverá um próximo encontro no dia 12, de 13 às 17h, para uma média de 80 profissionais preparados para prestar um serviço personalizado ao município.
O treinamento contou com a palestra do médico obstetra e professor da faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Alexandre Goulart, que abordou temas que vão desde o acolhimento da mãe, até as técnicas de amamentação. "O cuidado com a mãe é super importante para o desenvolvimento de um pré-natal saudável", disse, acrescentando que um simples ato como anotar o histórico da mãe facilita e agiliza o procedimento em toda a unidade.
Ainda nesta quarta-feira, na parte da manhã, houve a simulação de uma consulta ginecológica com as palestrantes e também enfermeiras do programa, Rita de Cássia Vilas Boas Sarmento e Simone de Carvalho, com foco em orientar enfermeiros da atenção básica do município.
Na cidade existem uma média de 1,2 mil gestantes cadastradas, realizando o pré-natal, entre as 37 Unidades de Atenção Básica. São 27 módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF); sete Unidades Básicas de Saúde (UBS); dois Núcleos de Atenção à Mulher e à Criança da Aroeira (Nuanc) Barra e Aroeira e Pronto Socorro do Parque Aeroporto. Somente no primeiro trimestre deste ano, a saúde pública de Macaé realizou cerca de 700 partos.