Com objetivo de alertar a população sobre a importância do uso do preservativo, com enfoque na desmistificação de preconceitos, a coordenação do Programa DST/Aids da secretaria Especial de Saúde (Semusa), estará nesta sexta-feira (7), na praça Veríssimo de Melo, durante as comemorações ao Dia Internacional da Mulher. O evento, organizado pela secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim), vinculada à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, terá início às 13h.
Nesta sexta-feira (7), a secretaria Executiva de Trabalho e Renda emite carteira de trabalho exclusivamente para mulheres. A coordenadora do programa, Vera Andrade, lembra que quase metade das pessoas que vive com HIV no mundo são mulheres e, no Brasil, essa tendência mundial se confirma. “O número de casos entre os homens ainda é maior, mas, nos últimos anos, a epidemia vem crescendo mais entre as mulheres”, alerta.
Durante o evento a equipe do programa DST/Aids não atenderá apenas as mulheres, mas a toda população. Os profissionais vão distribuir preservativos, material informativo, além de responder as dúvidas da população sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids.
A coordenadora ressalta que é importante participar de eventos como este, que atraem centenas de pessoas, onde são passadas informações sobre a utilização e a importância do uso do preservativo nas relações e de como a população pode fazer a testagem de forma segura e anônima. “Também vamos informar a população sobre a forma correta de usar o preservativo. O que nós fazemos não é mera distribuição de camisinha, mas um trabalho de educação e saúde", diz a coordenadora.
Vera lembra ainda que, nos últimos anos, muitos fatores tornaram as mulheres mais vulneráveis ao HIV, como a violência, pobreza e a própria dificuldade de fazer o parceiro entender a importância do uso do preservativo nas relações. “Andar com o preservativo na bolsa e fazer a testagem são atitudes de uma mulher preocupada com o seu bem estar”, completa.
O Programa Municipal DST/AIDS fica localizado na rua Velho Campos, 354, no Centro. O telefone é (22) 2772-9397.