Com o objetivo de homenagear os doadores regulares de sangue que permitem a prestação de atendimento hemoterápico a todos que necessitam de doação, será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro no Serviço Municipal de Hemoterapia (SMHM), da secretaria de Saúde de Macaé, a VIII Semana Comemorativa pelo Dia do Doador de Sangue.
O SMHM conta atualmente com 18.572 matrículas de doadores de sangue, mas de acordo com a assistente social da instituição, Renata Oliveira, nem todos se encontram aptos à doação e não são doadores regulares. Conforme ela, a doação de sangue pode ser realizada com intervalo de três em três meses.
- Gostaríamos também de alertar a sociedade quanto ao período crítico com a proximidade dos festejos de final de ano e início do período de férias. Nesta época do ano, há uma queda no número de candidatos à doação, justamente quando aumenta do fluxo nas estradas com probabilidade de maior ocorrência de acidentes, explica.
Segundo Renata Oliveira, dos 4.139 candidatos à doação em 2004, 87% estavam aptos e 13% não. Destes, 72,31% eram de doadores espontâneos e 27,69% doadores de reposição (aquele que vem encaminhado por um paciente que necessitou ou necessita receber sangue).
Ela revela ainda que 38,63% eram de doadores de primeira vez, 13,62% de esporádicos (período entre uma doação e outra maior que 13 meses) e 47,75% de repetição (período entre uma doação e outra menor que 13 meses). Renata acrescenta que outro fator de destaque é que os homens são a maioria, sendo responsáveis por 77,85% das doações e as pessoas com idade maior de 29 anos correspondem a 66,18%.
- O grande desafio é atingir 100% de doadores espontâneos, quando dependeremos cada vez menos dos familiares para reposição de sangue, pois os mesmos já se encontram em situação fragilizada e com atenção voltada ao paciente - observa.
Parceria - A secretaria municipal de Saúde conta com a parceria da Petrobras, no fornecimento de lanches aos doadores, depois da coleta de sangue. Em média, uma coleta de sangue dura 15 minutos e o volume coletado varia de 400 a 480 ml, de acordo com o peso do doador.
Além da Petrobras o serviço conta este ano com a ajuda dos grupos da Gincana Jovem de Macaé, da SIPAT das empresas de Macaé, Lions Clube de Macaé e Transpetro.
Para doar sangue é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50Kg, não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis.