Continua na próxima semana o curso de capacitação para classificação do risco e a atenção básica para a saúde do pé diabético, promovido pela secretaria de Saúde (Semusa). Nesse último módulo é feita a parte prática para a classificação de risco, com atendimento no Centro de Referência ao Diabético (CRD), das 9h às 17h.
O curso, que teve início na segunda-feira (22), com a palestra do cirurgião vascular e coordenador do pólo de pé diabético do Hospital da Lagoa (Rio), Jackson Caiafa, tem como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
Beth lembra que o CRD possui o Projeto Oficina do Pé, com o objetivo de reduzir a incidência de complicações relacionadas ao pé do diabético, capacitar os pacientes portadores de diabetes mellitus para automonitorização dos pés e os profissionais da área de saúde.
Ela ressalta que o diabetes mellitus é considerado um fator de risco importante nas complicações que ocorrem em extremidades de membros inferiores, tais como ulceração, infecção, gangrena e amputação, apontadas como causa principal de hospitalização e internação prolongada.
O Centro de Referência ao Diabético fica na rua Benedito Lacerda, nº 103, centro.