logo

Saúde promove curso de formação de multiplicadores no combate à dengue

08/02/2008 15:04:17 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando seguimento aos trabalhos de cooperação e formação de multiplicadores do plano de contingência para o controle da dengue, a secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) realiza no próximo dia 21, no Paço Municipal, um treinamento com diversos representantes da sociedade civil organizada.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, lembra que em janeiro houve uma reunião com representantes de diversas secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, além de associações de classe com o objetivo de sensibilizá-los no combate a dengue. “Estamos seguindo as diretrizes do prefeito Riverton Mussi de unir forças com a sociedade na luta contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue”, diz, acrescentando que para eliminar a doença é imprescindível a colaboração de todos.

De acordo com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da coordenação de Saúde Coletiva o curso de formação de multiplicadores constará de aulas teóricas e práticas. O secretário explica que serão repassados todos os conceitos morfológicos do inseto como, por exemplo, sua reprodução e todas as suas fases, como também saber abordar os moradores e passar orientações necessárias para eliminação dos criadouros.

O secretário diz ainda que após o treinamento os multiplicadores atuarão junto aos agentes de endemias nos bairros onde foram registradas alterações nos índices de infestação. “Iremos fazer um grande mutirão de combate à dengue, onde estarão reunidas diversas secretarias municipais e a sociedade”, garante.

Luiz da Penha ressalta que apesar da doença estar controlada no município, a causa da preocupação é que algumas cidades vizinhas já registraram centenas de casos confirmados. No mês de janeiro, foram registradas três notificações, sendo um caso confirmado. No mesmo período do ano passado foram 25 notificados e 22 confirmados.

Participam do plano de contingência as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Educação, Guarda Municipal, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado, Exército e associações de moradores.

Ações - O CCZ vem realizando o combate ao mosquito aedes aegypti, com visitas domiciliares e o trabalho perifocal, nos terrenos baldios, valões, valas e bueiros. O centro também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente, existem 350 pontos estratégicos.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h.