A secretaria Especial de Saúde de Macaé, por meio do Programa Saúde da Família (PSF) e a Coordenação da Área Técnica de Amamentação e Nutrição (Catan), realizou na tarde desta quinta-feira (14) uma palestra com as equipes das unidades básicas de saúde do município sobre a importância do aleitamento materno. O evento, uma prévia para o curso de Capacitação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), foi realizado no auditório do Paço Municipal. Cinco unidades de saúde participaram: Virgem Santa, Aterrado do Imburo, Trapiche, Praia Campista e Engenho da Praia.
Durante a palestra, a médica pediatra Maria da Conceição Salomão, membro da área técnica de Aleitamento Materno da secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Defesa Civil; do Comitê de Amamentação da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj); avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e mestra avaliadora da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), falou da importância de se resgatar a cultura da amamentação.
- O objetivo da IBUAAM é promover a proteção e o apoio ao aleitamento materno por meio da mobilização das unidades básicas de saúde para adotar os Dez Passos para o Sucesso da Amamentação oferecido pela IUBAAM. A iniciativa oferece um suporte para unidades básicas de saúde em parceria com os hospitais possam realizar ações com objetivo de tornar o aleitamento materno uma prática universal que vai contribuir na saúde e bem-estar dos bebês, suas mães, família e da comunidade local - disse a palestrante.
Segundo o médico supervisor do PSF, Luiz Carlos Braga, objetivo do evento foi mobilizar as equipes das unidades básicas de saúde para capacitar os multiplicadores do trabalho de incentivo à amamentação no município.
- A equipe do Programa Saúde da Família (PSF) é composta por médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. Em Macaé, a secretaria de Saúde incluiu no PSF os serviços de fisioterapia, odontologia, serviço social e nutrição. Todos eles serão sensibilizados para incentivar a amamentação, além dos recepcionistas que também serão capacitados - explicou.