Foto: Guga Malheiros
Nove médicos de clínica geral, oito de pediatria e cinco de cirurgia geral fazem residência na rede de saúde
“A secretaria de Saúde está engajada em dar continuidade e consolidar uma excelência no Programa de Residência Médica em Macaé”. Com essa afirmação, o secretário de Saúde, Pedro Reis, iniciou reunião realizada nesta sexta-feira (10) com oito médicos residentes em pediatria, preceptores médicos - responsáveis pela supervisão da residência - , Comissão de Residência Médica (Coreme), além da coordenação do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O encontro aconteceu no gabinete do secretário e teve como objetivo dar andamento ao processo de Residência Médica no município. Com a iniciativa, a secretaria de Saúde busca o aperfeiçoamento profissional dos médicos e também mais qualidade à assistência e à comunidade.
De acordo com Pedro Reis, a ideia é fazer com que Macaé, que se destaca por ser a Capital Nacional do Petróleo, seja também conhecida como cidade do saber. “Essa é a proposta do Dr. Aluízio, que defende o conhecimento como riqueza maior”, disse, acrescentando que o programa também aumenta a possibilidade dos residentes permanecerem em Macaé, multiplicando o conhecimento e enriquecendo a saúde do município.
Ao todo, são 22 residentes - nove de clínica médica, oito de pediatria e cinco de cirurgia geral. O grupo já trabalha em toda a rede de saúde do município desde o último dia 25 de março, quando ocorreu a apresentação formal na Irmandade São João Batista. O programa, credenciado pela comissão nacional de residência médica - órgão consultivo do Ministério da Educação -, tem a duração de dois anos.
Em uma visita técnica realizada no final do ano passado, a representante da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC), Marise Biazatto, disse que Macaé tem toda infraestrutura para se tornar um polo de educação médica permanente.
Residência médica - Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).