logo

Saúde realiza atividades no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

21/03/2006 16:48:14 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através do Programa de Tuberculose da Coordenação de Saúde Coletiva, realiza esta semana no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, diversas atividades voltadas para o esclarecimento em relação aos sintomas, diagnóstico e tratamento da tuberculose. O evento começa quinta-feira e faz parte do Dia Mundial de luta contra a tuberculose, lembrado na sexta-feira, dia 24.

Segundo o gerente do programa, o médico Antônio Bento de Carvalho, para informar a população serão desenvolvidas atividades de abordagem com distribuição de material informativo/educativo. Além disso, haverá a apresentação de esquete teatral com o Grupo de Teatro em Saúde (Grutas), às 14h30m, que terá como proposta sensibilizar e reforçar, através de sua representação, a informação à população sobre a doença, sua prevenção e a importância do tratamento. “A tuberculose é uma doença contagiosa, mas que se tratada tem cura, basta o paciente cumprir as orientações médicas”, comentou.

Antônio ressalta que a grande dificuldade é o abandono do tratamento por parte dos pacientes, que recebem todos os medicamentos gratuitamente. “A interrupção do tratamento faz com que surjam variedades mais resistentes do bacilo ao efeito das drogas, mas quando ele é feito corretamente temos até 98% de cura. A média brasileira de abandono de tratamento é de 12%”, disse, revelando que um paciente não tratado contamina de 15 a 16 pessoas num período de um ano.

Atualmente o diagnóstico e tratamento da doença podem ser feitos no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com uma equipe multidisciplinar comporta por médicos, enfermeiros e assistente social. O médico lembra que para um diagnóstico rápido e preciso, o paciente faz o exame de escarro e recebe o resultado no mesmo dia. Além disso, a secretaria também realiza exames de Raio X, tomografia computadorizada e broncofibroscopia, para uma investigação completa da doença.

De acordo com a enfermeira Carmem Regina Braga, que faz parte da coordenação do Programa, entre os sintomas mais comuns da tuberculose estão a tosse persistente (por mais de quatro semanas), secreção de aspecto amarelado ou com manchas de sangue, febre (baixa, geralmente à tarde), suores noturnos, perda da apetite, além de emagrecimento. “Ao detectar esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente o posto de saúde, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento e evita a transmissão em cadeia da doença”, enfatizou. Em 2005, foram tratados 120 pacientes, já nestes primeiros três meses deste ano foram registrados 30 novos casos.