logo

Saúde realiza campanha do Teste da Orelhinha nesta sexta-feira

13/10/2015 14:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

O teste é indolor e é feito com aparelho eletrônico com fone no ouvido da criança

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição, por ser fundamental para construção da fala. Há 10 anos, Macaé conta com o Programa de Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha) e, para celebrar a data, será realizado, nesta sexta-feira (16), no Centro Municipal de Reabilitação, uma campanha para realização do "Teste da Orelhinha". O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da avaliação, bem como atender crianças que ainda não fizeram o teste, recomendado para bebês de zero a três meses de idade.

Durante todo o dia, a equipe do Centro de Reabilitação (Avenida Amaral Peixoto, 275, Miramar – próximo à igreja Testemunhas de Jeová) também vai orientar sobre aleitamento materno e teste da Linguinha. A supervisora do Serviço de Fonoaudiologia, Cristiane Rangel, lembra que a Lei Municipal completa 10 anos e a Lei Federal cinco anos. No município, o Teste da Orelhinha é realizado em hospitais públicos e privados e no Laboratório de Audiologia do Centro de Reabilitação.

São aproximadamente 200 exames por mês, e as crianças que não passam no primeiro teste repetem a avaliação. "Caso as crianças não passem na triagem auditiva neonatal, elas são encaminhadas para avaliação audiológica completa e consulta com otorrinolaringologista. Se for detectada surdez ou perda auditiva, os pacientes são encaminhados para o acompanhamento adequado, seja para alguma instituição, como a Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) ou para os centros de saúde para recebimento de próteses auditivas ou implante coclear", frisa.

Orelhinha - A fonoaudióloga explica ainda que o teste da orelhinha é um exame simples para saber se está tudo bem com a audição do bebê. "Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido da criança, o que permite verificar se ela ouve. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo. Recomenda-se que o teste seja feito ainda na maternidade, mas todos os bebês devem passar pelo exame", alerta Cristiane.

O exame é indolor e dura, em média, de cinco a dez minutos e requer apenas que o bebê esteja em um ambiente silencioso. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico.