Direito, cidadania, igualdade e prevenção são alguns dos temas discutidos durante o II Fórum Homoafetivo que acontece nesta terça-feira (12), às 19h, no auditório da Associação Médica de Macaé. Promovido pela secretaria de Saúde por meio do programa DST/Aids em parceria com a Ong Movimento de Diversidade Sexual (MDS), o evento destacará a importância do uso de preservativo como forma mais eficaz de proteção em relação às doenças sexualmente transmissíveis.
A coordenadora do programa, Vera Andrade, lembra que serão realizadas três palestras, uma delas com o advogado Júlio Moreira da Ong Arco Íris, do Rio de Janeiro, após show com drag queens. “Queremos enfocar a questão da aids dentro de uma perspectiva de inclusão e cidadania”, ressaltou a coordenadora.
A psicóloga Julia Christina Pereira explica que as novas famílias constituídas e a implicação da sociedade civil nesta quebra de paradigmas que tem como cenário a homossexualidade como forma de orientação sexual, sem discriminação, deve ser discutida amplamente com toda a população.
Também serão discutidas durante o fórum o pacto de união entre casais homoafetivos, adoção de filhos e extensão de plano de saúde, além de uma análise deste novo tempo em que “Homoafetividade e Homoparentalidade” estão inseridos neste novo século.
O evento é destinado ao público GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), travestis, HSH (Homens que fazem sexo com homens) e MSM (Mulheres que fazem sexo com mulheres) e toda a comunidade interessada no tema. As inscrições podem ser feitas na sede da coordenação, que fica na rua Velho Campos, 354, ou pelo telefone (22) 2772-9397.