Foto: Guga Malheiros
No primeiro dia foram agendados e confirmados 120 exames.
Para reduzir o número de solicitações de exames sem agendamento na rede pública de saúde, a Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria realizou neste sábado (17) um mutirão interno. Toda a equipe foi mobilizada para, inicialmente, marcar exames como tomografia, ressonância, ecocardiograma, eletrocardiograma infantil, mamografia, ecodoppler de membros inferiores, além de ultrassonografias diversas. No primeiro dia desta iniciativa, foram agendados e confirmados cerca de 120 exames com o objetivo de acelerar o processo.
Os pacientes contemplados com os exames agendados no mutirão, assim como, as marcações de rotina, receberão ligações com data, horário e local para a realização do procedimento solicitado pelo médico da rede. Para quem já protocolou o pedido na Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria e não receber o aviso nos próximos dias, basta ligar para a Ouvidoria da Saúde (22) 2759-1788 ou comparecer à Rua Benedito Peixoto, 10, Centro, e solicitar informações.
Serão priorizados exames em atraso de acordo com a ordem cronológica dos protocolos e, ainda, casos de cirurgia agendada, pacientes oncológicos e idosos, além de outras urgências. De acordo com a coordenadora da área, Luciana Moulin, nos próximos 15 dias a prefeitura realizará mais um processo de licitação para exames como endoscopia, colonoscopia e ultrassonagrafias específicas.“A ideia é estar regularizando esses serviços com os mutirões e os agendamentos de rotina”, disse a coordenadora acrescentando que as ações irão permanecer até a regularização de todos os atendimentos.
Para o paciente que teve seu exame agendado e não pôde comparecer ao local, a orientação é comunicar a Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone citado acima. A medida possibilitará a abertura de vagas para pessoas que estão na lista de espera.
Os exames e consultas na rede pública de saúde necessitam do cartão do SUS. Eles podem ser feitos na Coordenadoria ou em unidades como Liga Beneficente São João Batista, em Imbetiba, Coordenação de Reabilitação, no Miramar, Posto Moacyr Santos (Barracão), Nuanc Aroeira, e Hospital Público de Macaé (HPM) e Hospital São João Batista. Nestes dois últimos, é somente para pacientes internados.
Descentralização - A prefeitura implementou este mês a descentralização dos serviços de marcação de exames. A nova sistematização visa garantir acesso a todos os usuários da rede municipal de saúde aos exames, proporcionando integralidade do atendimento. Com isso, os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos módulos do Estratégia de Saúde da Família (ESF), tanto da sede do município quanto da região serrana, terão seus exames marcados no próprio posto. A proposta é permitir agilidade e humanização no procedimento. A medida também reduzirá o fluxo de pessoas na sede da coordenação, que atualmente recebe mil pacientes por dia.