Foto: Ana Chaffin
Levantamento será feito com com visitas domiciliares
Com o objetivo de traçar as novas estratégias de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, será realizado a partir da próxima segunda-feira (10) o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa, de 2011. O levantamento, que será executado pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde de Macaé, permitirá o diagnóstico rápido da situação entomológica de uma localidade, para direcionamento das ações de controle do vetor e de educação em saúde. O LIRAa segue até a próxima quinta-feira (14).
O supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, explica que o LIRAa é uma ferramenta que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito da dengue e que, conseqüentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.
- Vale ressaltar que, por se tratar de um levantamento estatístico, não serão todos os quarteirões e imóveis visitados durante o LIRAa, apenas os que forem sorteados, disse acrescentando, que é a inteligência é como arma na caça ao mosquito.
Este ano a secretaria de Saúde realizará quatro LIRAa´s afim de mapear os pontos de riscos no município, e assim focar as ações a serem realizadas nestes locais de acordo com os resultados do Levantamento e também dos índices da doença.
Flávio acrescenta que com a informação obtida no levantamento, além de saber onde existe a infestação do mosquito, é possível também descobrir que tipo de foco predomina em cada região.
O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta que é importante a população permitir a entrada do agente, acompanhando e seguindo a orientação do mesmo.
- Com a orientação dos agentes a população poderá ficar mais atenta aos criadouros do mosquito e assim se prevenir contra doença, uma vez que, entre eles, estão o vaso de planta, as calhas, lajes e ralos, depósitos que são encontrados dentro dos domicílios, alertou.
Para ajudar, o CCZ montou um pequeno guia como agir em cada situação.
Confira abaixo:
1 - Com vasos de planta – Encha de areia até a borda os pratinhos destes vasos.
2 – Com Tambores, barris ou tonéis – Mantenha-os vedados e em lugares fechados. E fique atento para que não acumule água em cima da vedação.
3 - Com calhas, lajes e ralos - Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.
4 –Com o lixo - Não jogue lixo em terrenos baldios. Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc. Feche bem o saco de lixo e mantenha em local protegido até recolhimento pelo serviço de limpeza.
5 – Com a caixa d´água - Mantenha a caixa d´água sempre vedada com tampa adequada, sem nenhum furo. E fique atento para que não acumular água em cima da vedação.
6 – Com pneus - Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.
7 - Depósitos naturais - Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.